Ponta Grossa

Usar os Florais de Bach ajuda a devolver o equilíbrio entre a mente e o corpo

Com sete grupos e 38 essências, os florais tiveram grande importância para as pessoas durante a pandemia

Dione Navarro ministrou recentemente, na UEPG, um curso aberto sobre os florais de Bach (Arquivo Pessoal)

Por: Julio César

Nos três últimos anos, com a pandemia da covid-19, a população mundial se viu em desespero. Toda incerteza de uma cura e o aumento diário das mortes gerou um clima de deslocabilidade emocional em todos. Com isso, medos, inseguranças, desesperos tomaram conta das pessoas que precisaram buscar uma ajuda.

Para muitos, essa ajuda veio por recursos naturais, através dos Florais de Bach. Desenvolvidos pelo Dr. Edward Bach, os florais são divididos em sete grupos e 38 essências extraídas de plantas, usados para devolver o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Para Juliana Ribeiro, farmacêutica e terapeuta floral da Farmácia Eficácia, houve uma grande busca da população por uma alternativa natural durante o auge da pandemia, principalmente para questões de ansiedade e medo e, quando recomendado pelo profissional, a flora terapia era aceita pelos pacientes.

Uma rápida pesquisa feita pela reportagem, via internet, mostrou que das 55 pessoas ouvidas pela redação, 58,2% delas já ouviram falar nos florais, porém nunca usaram e 14,5% dos entrevistados afirmaram conhecer e fazer uso dos florais. “As pessoas ouvem falar dos Florais de Bach, mas poucas sabem que se pode usar com a indicação no balcão de farmácia, por exemplo. Elas acham que precisam consultar um médico especialista para isso. E imaginam que por ser uma consulta cara não podem fazer uso deste tipo de terapêutica. “No entanto, Dr. Bach dizia que o caminho mais rápido para a cura é o autoconhecimento. Ao reconhecer suas falhas, o paciente já estaria promovendo grande parte de sua cura”, afirma Dione Navarro, (foto1) professora, doutora em química e pós-graduada em homeopatia e Florais de Bach.

Segundo a professora, para mudar esse quadro, é preciso mais divulgação acerca dos florais, mostrando para a população que é uma terapia que está ao alcance de todos e que os florais fazem parte das medicinas integrativas do SUS. E grande parte das cidades possuem postos de saúde que atendem pessoas com interesse na harmonização das emoções através da terapia floral.

Por trabalhar com as emoções, os Florais de Bach, podem ser usados a qualquer momento, porém com os traumas adquiridos na pandemia, quando muitos sofreram na pele a perda de entes queridos, o uso dos florais veio para preencher essas lacunas deixadas pelos sentimentos negativos. Dione ainda ressalta que a terapia floral é “adjuvante no processo de cura e, em alguns caso de depressões leve, eles funcionam muito bem”, ressalta ela, lembrando que a terapêutica não substitui em certos casos o uso dos medicamentos químicos.

Prescrição

Assim como todo medicamento precisa de uma prescrição feita por um profissional, os florais também precisam de uma indicação por especialista. “O ideal é que toda prescrição seja feita por um profissional da área da saúde como médico, farmacêutico, dentista, psicólogo, entre outros que tenham feito curso de especialização na área e sejam habilitados a mexer com o tesouro mais importante de uma pessoa que é sua saúde física, mental ou emocional”, completa quem?.

Os florais não têm contra indicações, porém, é necessário tomar alguns cuidados no momento demandar manipular o medicamento, pois existem duas fórmulas, uma com conservantes e outra sem. A fórmula com conservantes tem teor alcoólico e deve ser evitado para crianças e pessoas com dependência química de álcool. Neste caso, o conservante é feito a base de vinagre de maçã.

Posologia

A posologia ministrada pode variar de acordo com quem prescreve a receita, entretanto, existem diversos modos de se utilizar os florais como, gotas repetidas, dose única em forma de inalação e em cremes, por exemplo. A professora qual? completa que “a prescrição mais usual é de quatro gotas quatro vezes ao dia e podem ser diluídas em água, suco, leite ou pingado diretamente na língua, devendo ter o cuidado para não encostar na saliva, a qual tem uma enzima que deteriora o medicamento”.

Validade

 Assim como todo medicamento, os florais com conservantes possuem uma validade de até três meses e os sem conservantes tem o máximo de 30 dias se conservados em geladeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *