BrasilDestaquesPonta Grossa

Quadrangular: conheça uma das maiores denominações evangélicas do Brasil

Por: João Vitor Maciel

Doutrina, tradição, história, estrutura e muitos projetos sociais, localizada de norte a sul, leste a oeste, a Quadrangular é uma das maiores igrejas evangélicas do Brasil

A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) tem 70 anos de fundação no Brasil. Fundada em 15 de Novembro de 1951 em São João da Boa Vista, São Paulo pelo missionário Pastor Harold Edwin Willians. Ela se consolida como uma das maiores denominações religiosas evangélicas do país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Conselho Nacional de Diretores da IEQ (CDL). A denominação é conhecida por seu trabalho evangelístico, e por desenvolver um importante trabalho social em regiões carentes do país. Sua doutrina é fundamentada em quatro alicerces, em que Jesus Cristo salva, batiza, cura e voltará.

A doutrina Quadrangular

São divididas em quatro ensinamentos. O primeiro, é que Jesus Cristo é o Salvador, representado pela cruz vazia e pela cor vermelha. O segundo, é que Jesus Cristo batiza com o Espirito Santo, utilizando-se da pomba como símbolo e da cor amarela. A terceira doutrina, é que Jesus Cristo cura, representado por um cálice e pela cor azul. A quarta e última doutrina, é que Jesus Cristo em breve voltará, representada por uma coroa, devido ao cristianismo o ter como rei, e pela cor roxa. Segundo a liturgia da igreja, essas quatro doutrinas são à base do Evangelho de Cristo a serem pregadas e ensinadas ao povo. Para o pastor da Quadrangular de Fundos Biguaçu, Santa Catarina, Dyonatas Santos (foto 1), o ministério é completo quanto ao evangelismo e adoração a Deus através das suas quatro doutrinas cardinais e segundo as Sagradas Escrituras. “Desde quando iniciei meu ministério nesta igreja, vejo quão grande é o amor através dos ensinamentos em Jesus para salvação e redenção do homem. Muitas pessoas tem buscado trazer para si aquilo que venha satisfazer seu coração, mas não conseguem, pois dentro delas existe um vazio que só Jesus pode preencher, e assim, testificando aquilo que é pregado através das doutrinas quadrangulares, vejo um completar a cada uma delas, pois o mesmo Jesus que veio salvar o homem é o mesmo que testifica o Espírito Santo o qual segundo as escrituras vem trazer sobre o homem o consolo e também leva do homem a Deus as suas petições”, disse.

Convenções

Uma Convenção Nacional é realizada em Limeira, São Paulo, no feriado do dia 15 de Novembro de cada ano, reunindo milhares de líderes de diversas partes do Brasil. Com apresentações musicais, danças, palestras e uma pregação sempre feita pelo Presidente Nacional da IEQ, pastor Mário de Oliveira (foto 2), o qual preside a igreja desde 1996. Para o pastor, é motivo de muita felicidade estar à frente e contribuir com a história da IEQ brasileira. “Quem diria que um dia chegaríamos aqui depois de 70 anos após o primeiro ‘boa noite’ na Tenda de Jesus”, disse.

O pastor Mário ainda falou sobre os momentos extraordinários bem como os difíceis que a igreja passou em toda a sua história. “Já passamos por vários momentos complicados. Um deles foi a primeira grande divisão que alguns pastores brasileiros fizeram logo no inicio da igreja por não aceitaram a liderança dos americanos, mas vencemos tudo isso, pois somos uma igreja gigante, estamos em todos os estados, e por tudo o que passamos, estamos vendo que pela frente ainda virão coisas maiores e extraordinárias”, relatou.

O pastor Arildo Santos (foto 3), titular da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Bombinhas, Santa Catarina, falou sobre a felicidade de participar da igreja. “É muito bom poder participar desta igreja. Sempre é maravilhoso também poder relembrar os tempos dos anos 70 a 90, onde os louvores antigos tocavam nossas almas. Com certeza cada momento que vivemos em igreja ficará marcado para sempre em nossas vidas”, disse.

Ações Sociais

A Quadrangular desenvolve diversos projetos sociais Brasil a fora. São diversos os trabalhos realizados pela denominação religiosa. Entre os maiores e mais conhecidos está o Projeto Lucas (foto 4), onde profissionais voluntários da área da saúde atendem em ônibus equipados com consultório médico e odontológico, prestando cuidados clínicos, gratuitamente, à população.Mas existem outros projetos como o SOS Brasil (foto 5), Projeto Margarida (foto 6), Projeto Ribeirinho, E Tu Nordeste, Missões com Crianças e Povos Indígenas. Para o pastor da Nona Igreja do Evangelho Quadrangular de Ponta Grossa, Manoel Valdivino Santos, estes projetos levam esperança e vida as pessoas que deles usufruem. “Com esse nosso trabalho social espalhado não só pelo Brasil como pelo mundo todo, levamos serviços básicos que muitas regiões não têm. Para nós é uma imensa alegria, pois além de ajudarmos o próximo em questões de saúde física, ainda pregamos o amor de Cristo a eles”, disse.

10

38 thoughts on “Quadrangular: conheça uma das maiores denominações evangélicas do Brasil