BrasilCampos GeraisDestaquesParaná

Dentistas falam sobre a saúde bucal Brasileira

Por: Alan Cristian/5.º Período

Segundo dados da Golden Cross saúde bucal mostram que  que milhares de cidadãos ainda enfrentam o problema da falta de dentes e que, aos 60 anos, 41,5% da população já tem a arcada completamente comprometida.  Isso acontece porque a distribuição dos profissionais da área é discrepante nas diferentes regiões do país, entre sudeste e nordeste.

Já o site Edição do Brasildiz que para tentar resolver a situação, algumas pessoas optam por usar uma prótese ou implante dentário. No site da revista encontro é possível encontrar dados do estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, que destaca, para 32% dos entrevistados, a retirada ou queda dos dentes é um impedimento para se ter um estilo de vida saudável; 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco tem entre 25 e 44 anos. Os dentistas destacam que cárie, gengivite e periodontite são os problemas dentários mais comuns, principalmente a cárie, que pode estar presente desde a infância, a partir do contato com a mamadeira, por conta do uso noturno da mesma, onde muitas vezes a higienização após o uso não acontece.

De acordo com a dentista Flaviane Regina de Paula, a saúde bucal do brasileiro pode avançar e se tornar mais acessível. “Através de inúmeras medidas preventivas, como água fluoretada, visitas periódicas aos dentistas, ir no SUSs por exemplo, porém precisamos instruir mais os pacientes para não buscarem somente o tratamento para o problema e sim a prevenção. Acredito que o investimento deve ser realizado com maior contratação de profissionais técnicos como dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnicos de higiene dental e investimento em equipamentos para poder se trabalhar com mais qualidade”, explicou.

A dentista Caroline Gomes de Assis Rodrigues revelaque a média de pessoas que vão à procura das consultas é baixa. “Cerca de 15% da população vai ao dentista regularmente. O restante apenas quando sente alguma dor ou em situações extremamente precárias”, relatou.

Caroline também apontou que, boa parte da população brasileira possui pouco acesso à saúde bucal, por alguns determinados fatores. “Até mesmo por conta da falta de instrução desde a infância, de dinheiro, ou às vezes tal acesso é atingido nas situações onde já não é mais possível manter os dentes. Acaba sendo mais fácil fazer as extrações e implantes de próteses”, revelou.

Já Flaviane disse que os alimentos que mais ajudam no cuidado dos dentes são.aqueles “que possuem mais fibra, coco, farelos e maçã, que ajudam na remoção de placa bacteriana”.”Porém qualquer alimento que permaneça em contato com os dentes por um longo período de tempo, ajuda a causar prejuízos, acumulando bactérias, e até mesmo uma lesão cariosa”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *