BrasilCampos GeraisDestaquesMundoParanáPonta Grossa

Comércio online identifica 4 milhões de novos consumidores

Economista avalia o fortalecimento dos comércios locais durante a pandemia da Covid-19

Por David Van Haandel

Sem recursos, os comerciantes se obrigaram a ter um novo seguimento no mercado, inovando e melhorando o relacionamento com seus clientes por meio da web. O comércio online é um dos principais canais de vendas da atualidade atingindo 4 milhões de novos consumidores na pandemia do Coronavírus.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta-Grossa (ACIPG), entidade fundada em 1922, e que conta hoje com 2.000 associados, implementou o aplicativo Compra PG, marketplace de vendas que fortalece o comercio on-line local.

Fernanda Santos, promotora de vendas especializada da ACIPG, identifica no município dois cenários enfrentados na pandemia da Covid-19. “Percebi que muitas empresas que seriam de pequeno porte não tiveram muita dificuldade devido a já utilizarem as redes sociais como mais um caminho até seus clientes. Em contrapartida muitas empresas que já seriam um pouco maiores, porém, com histórico mais fechado, sentiram muito mais esse impacto e demoraram um pouco mais a se adaptar as alterações que a pandemia nos impôs”.

Esse mercado já era explorado, e uma hora ou outra teria expansão, confirma Fernanda. “As vendas pela internet já vinham tendo um crescimento bem alto. E isso só irá aumentar cada vez mais”

A economista Sara Pavarini, avalia novos hábitos que devem prevalecer pós-pandemia, como, por exemplo, os alimentos via delivery. As famílias consomem os mesmos alimentos, porém, no conforto de suas casas. Sara Indica também que algumas formas de consumo não vão retroceder, a exemplo dos formatos de consignados. Explica ainda que um cenário híbrido deve aparecer.

Uma forma de fortalecimento do comércio local competindo com os grandes players, é agregar serviço e rapidez, oferecendo um menor prazo para seus clientes e inovando na criatividade de seus produtos, já que varejos de maiores portes compram em grande quantidade, e assim aplicam um preço mais baixo em relação aos comerciantes de pequeno e médio porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *