Foto: João Paulo Martins

Por Rayssa Mattos

Nessa terça-feira (17) aconteceu a palestra ‘’Economia solidária, desenvolvimento social e racialidades. Aprendendo com a África.’’ , na Unidade II da Faculdade Secal. A palestra foi ministrada por André Morais, pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) , e faz parte da programação da III Semana da Afro-Consciência.

A palestra teve como ênfase trazer assuntos voltados para os conceitos da igualdade entre todos, na qual o palestrante usou a palavra ‘’Ubuntu’’ que significa: Eu sou porque somos, eu só existo porque nós existimos (Zulu e Xhosa). Abordou também assuntos como economia solidária, que se concentra na ideia de que os sujeitos sociais dependem uns dos outros, ou seja, do ‘’agir coletivamente’’. Nesse sentido a bondade, solidariedade, prestação de serviços sem garantia de retorno é uma dádiva hoje em dia.

Como o público da palestra eram os acadêmicos de Administração, o palestrante André trouxe como exemplo o trabalho do jornalista e cientista social Alex Fisberg, que escreveu o livro ‘’ Mochila Social- Um Olhar sobre a pobreza e o Desenvolvimento Social no leste Africano (2013). Para escrever o livro Alex visitou alguns países entre eles, Egito, Etiópia, Quênia, Uganda, Ruanda e Tanzânia.

O objetivo da palestra era trazer para os acadêmicos a reflexão sobre esse tema, mostrando que a desigualdade está presente no mercado de trabalho, mas que é importantesaber respeitar as diferenças.O desenvolvimento social é possível buscando a igualdade entre todos.

Comentários

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *