Cultura

Os possíveis impactos que Elite pode causar na mente adolescente

Por: Maryellen Ferreira Nogaretti

Elite é uma série espanhola original da Netflix, do gênero suspense/drama adolescente criada por Carlos Montero e Dario Madrona. Sua primeira temporada estreou em 05 de outubro de 2018, atualmente possuí quatro temporadas e a próxima já foi confirmada pela Netflix e sua estreia está prevista para junho de 2022, uma de suas novidades, é que o elenco contará com um ator brasileiro.

A serie aborda o cotidiano de pessoas importantes do país (a Elite) e os conflitos da adolescência em meio a uma série de acontecimentos trágicos que vão de tráfico e uso excessivo de drogas a assassinatos.

Elite tem como público alvo adolescentes da faixa etária entre 13 e 16 anos, fase de descobertas e conflitos emocionais e psicológicos, exatamente como é mostrado na série, fazendo com que os telespectadores se identifiquem atraindo assim, a atenção do público teen.

A quarta temporada estreada em 18 de junho de 2021, trouxe novos conflitos e novos personagens muito bem desenvolvidos e introduzidos, a novidade dessa temporada também a ausência de alguns personagens, o que deixou o público muito dividido entre gostar e sentir saudade do elenco antigo. Diferentes das temporadas anteriores, essa não gira em torno da investigação de um assassinato, e a ausência de flashbacks deu um ar diferente a nova temporada, porém, deixando um pouco a desejar nesse ponto.

Além de todas as mudanças, a quarta temporada de Elite trouxe também uma quantidade maior de cenas explicitas de sexo, uso de drogas e prostituição de menor, usando isso como uma forma de lucrar.

Os acontecimentos retratados na série podem causar grande impacto nos telespectadores, dependendo da visão de cada um, pode se tornar uma influência; o uso de drogas é mostrado como uma forma de refúgio e diversão, isso pode impactar diretamente no psicológico de adolescentes fragilizados que podem interpretar essas ações como uma solução para seus conflitos reais. Porém Elite também pode servir como um alerta aos pais, para que fiquem atentos aos seus filhos nessa fase, que sejam mais presentes, que trabalhem mais a convivência, conversas mais frequentes, pois assim como na série, no dia a dia, os pais se preocupam tanto com seus trabalhos e suas imagens a zelar que “esquecem” dos filhos, que se isolam e buscam alterativas para se sentirem preenchidos, alternativas essas nem sempre saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *