BrasilCampos GeraisDestaquesMundoParanáPonta Grossa

Letras da Faculdade Secal promove evento sobre combate à homofobia

Texto: Aline Maria Rupel Soares e Mayrus de Mello (Alunos de Jornalismo)

Fotos: João Paulo Martins (Aluno de Jornalismo)


Foi realizada nesta segunda-feira (16) a abertura da 8ª Semana de Letras da Faculdade Secal, no auditório do Sesc. O evento contou com palestra referente à Semana de Combate à Homofobia. Houve a participação de cinco palestrantes para tratar do assunto da homofobia em suas vidas e, também, na vida acadêmica.

Com enfoque para as turmas de Jornalismo, Letras e Direito, o evento foi organizado pelo 7º período do curso de Letras. A abertura contou com o show do cantor Anderson Black e com as palavras da coordenadora do curso de Letras, Josiane Franzó.

Os cinco palestrantes que compunham a mesa eram: a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), presidente do Conselho Municipal LGBT e conselheira municipal do Conselho da Mulher, Lana de Cássia; a bacharel em Serviço Social, Thais Verillo; a transexual e estudante do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Jennifer Nogueira; o estudante de Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Felipe Matheus e a 1ª Princesa do Glamour Trans 2015, Suzana Godoy.

Lana de Cassia Ferreira contou que “em uma pesquisa feita ano passado, o maior preconceito que existe é dentro da escola”. Por isso, a necessidade de tratar deste assunto no âmbito acadêmico, pois “os professores não acolhem e não ajudam”, complementa Lana.

O professor do curso de Letras Marcos Antônio Kepp afirma que “é importante para os acadêmicos de Letras que serão futuros professores poderem debater e entender como lidar com a questão”. O professor também fala que esse assunto é pesquisado no campo de Letras. “Uma iniciativa da Secal importante, pois tem que ser debatida, tem que ser levada adiante, então é fundamental”.

Os alunos do curso de Letras também aprovaram a atitude da Secal de promover este assunto. A estudante do terceiro período, Letícia Chagas, 19 anos, enfatiza que “acha fundamental e necessário, pois as pessoas não entendem direito o que é”. A aluna do quinto período Eveline de Oliveira achou importante a palestra, e disse que “assim as pessoas talvez vendo com um olhar de fora aprendam a respeitar mais e aceitar”.

A semana de Letras continua até o dia 18 de maio, com outras palestras e a Mostra de Talentos, sempre às 19h no Salão Social do Sesc.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *