Campos GeraisCulturaDestaquesPonta Grossa

Os benefícios de uma boa alimentação durante a infância

A família ter uma rotina saudável é primordial

Por: Letícia Antunes

 

Uma boa alimentação na infância é um dos primeiros passos para uma vida longa e duradoura.

A infância e juventude são grandes fases de aprendizados, com novos hábitos e transformações ao longo dos anos. Desde a introdução alimentar é necessário adotar hábitos saudáveis da forma mais natural possível.

As refeições trazem um impacto em tudo que é feito, é através dela que a criança terá energia para manter o corpo em pleno funcionamento, auxiliando no desenvolvimento.

Para entendermos mais sobre a alimentação no desenvolvimento das crianças, a nutricionista infantil Larissa Trentini vai nos explicar um pouco.

 

Como inserir uma alimentação saudável na educação infantil?

 

Segundo Larissa, muitas pessoas não sabem a importância da nutrição para uma criança, e que ela se inicia mesmo antes da criança nascer. A epigenética vem mostrando estudos em que uma criança que é planejada e a alimentação dos pais sendo cuidada, têm um impacto fundamental para poder suprimir genes que podem desenvolver algumas doenças no futuro. “Hoje temos muitos estudos relacionados com os primeiros 1000 dias de vida que seria o período da gestação e os dois primeiros anos de vida, ou seja, a alimentação do pai e da mãe também tem um impacto fundamental na formação do óvulo e do espermatozoide de maneira saudável durante toda a gestação. ”, comenta.

Larissa é categórica em afirmar que a partir da vigésima segunda semana de gestação a criança consegue sentir ‘nuances’ de sabor, o que consequentemente fará com que essa criança tenha preferências na sua alimentação, após o nascimento o padrão ouro será a amamentação, a mãe produz exatamente o leite que a criança está necessitando naquele momento.

 

Como montar uma rotina que envolva todos os membros da família para induzir a boa alimentação

 

A construção de hábitos alimentares parte do princípio de que a família tenha a rotina saudável para que a criança inserida nesse contexto possa também fazer escolhas alimentares. Para que possa envolver cada vez mais as crianças, é necessário delimitar o que é regra e o que é exceção, por exemplo, quais alimentos pode ter em casa todos os dias da semana, quais alimentos devem ser consumidos esporadicamente. A nutricionista destaque a importância do planejamento das refeições. “É importante inserir a criança nas preparações, no planejamento das refeições, se possível levá-las para acompanhar nas compras, fazê-la ajudar na limpeza dos alimentos. O aprendizado alimentar infantil parte da proximidade que essa criança tem com o alimento, se ela estiveinserida na participação do preparo do alimento, ela terá mais chances de consumir aquele alimento. ”, finalizou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *