Por Ana Cláudia Nunes e Tainá Pinheiro
Na noite da ultima terça-feira 17 de novembro, as Faculdades Secal deram início a Semana da Afro-Consciência com palestras em todos os prédios. A abertura contou com a presença dos alunos de Administração.
O palestrante da noite foi coordenador do curso de Jornalismo Helton Costa que falou sobre a “Breve História dos Negros no contexto brasileiro”, que tratou sobre a comercialização de escravos, relação econômica, desigualdade e diversos outros assuntos relacionados às diferenças étnicas e culturais ao longo dos anos.
Segundo o Professor Paulo Henrique Fernandes, um dos organizadores da palestra “o objetivo não é só falar sobre a descriminação”. Já para o Professor Luiz Antônio Barros, outro organizador da palestra “devemos mostrar também a importância do negro na sociedade”.
Aline Stacoviaki Vieira, acadêmica do 6° período que convidou o professor Helton para ser o palestrante, disse que o objetivo com o convite foi trazer uma visão diferenciada para os alunos de administração. “Além de contextualizar a história dos negros a nível de Brasil e de mundo, o professor Helton conseguiu trazer uma visão mais de esquerda para um curso onde predomina a visão de direita. A explanação sobre as cotas para negros em universidades, por exemplo, foi um dos pontos altos da palestra” – concluiu.