GABRIEL FORNAZARI - foto matéria representatividade

Por Gabriel Fornazari

A representatividade na mídia é um tema importantíssimo e que geralmente é deixado de lado por diversos fatores, mas a discussão sobre o tema é essencial, ainda mais levando em conta a sociedade atual. Afinal, a representatividade é realmente importante? Quem sofre mais com a falta dela? Quais são os meios mais eficazes para a difundir?

 A representatividade é o ato de representar certas pessoas e grupos em veículos de comunicação de grande alcance, como o cinema, televisão, música entre outros, fazendo com que eles tenham uma pessoa que valide sua voz e sua luta, além de ter um modelo positivo para seguir. Um exemplo de representatividade é um filme ter a maioria de seu elenco negro em papéis diversos e importantes para trama, ou então uma mulher estar em um cargo importante em uma produção para TV.

A representatividade existe, mas ela é muito mal distribuída, e os grupos que realmente necessitam dela são os que quase sempre acabam não representados (pessoas LGBT+, pessoas negras e outras minorias).  “Eu não me sinto representado nas mídias em geral, me sinto, na verdade, humilhado com personagens que se parecem comigo [sou negro] e são usados apenas como alívio cômico ou como bandidos”, relata o estudante Felipe Lorca, 16 anos.

Se for usada da maneira certa, a representatividade pode realmente mudar a vida de uma pessoa, como relatou a atriz Whoopi Goldberg, que disse que, após ver a atriz Nichelle Nichols, que é negra, em Star Trek, soube que ela também poderia estar lá, soube que também poderia fazer aquilo, e isso a fez persistir em seus sonhos.  “Quando eu tinha 9 anos de idade, ‘Star Trek’ estreava. Eu olhei e saí gritando pela casa: ‘Vem, mãe, todo mundo, venham rápido! Há uma mulher negra na televisão e ela não é a empregada!’ Eu soube desde então que eu poderia ser o que eu quisesse”.

Já se for usada da maneira errada o resultado são propagações de preconceitos e padrões de comportamentos que muitas vezes são tóxicos. Um exemplo de representatividade usada de maneira errada é a mania constante de colocar uma mulher em uma posição frágil e delicada, na qual ela sempre precisa de um homem para dar o próximo passo. A propagação desse padrão nas grandes mídias tem um efeito negativo na sociedade, onde meninas crescem achando que esse é o jeito que elas devem agir, que elas não precisam pensar por elas mesmas porque o homem vai fazer todo trabalho, e isso é representatividade negativa.

Os meios mais eficazes para distribuir a representatividade de forma justa e que beneficiasse a todos seria diversificar todas as produções que alcançam o grande público, principalmente com séries e filmes. Hoje em dia ainda há exemplos de filmes e séries com protagonistas negros, LGBT+ ou mulheres fortes, e mesmo eles sendo poucos já fazem uma grande diferença em uma sociedade que se nega a abrir os olhos para as diferenças.

Temos ótimos exemplos recentes de filmes com elenco diverso. Como explica o universitário Leonardo Cremonini, 20 anos.  “O filme Pantera Negra é o primeiro filme de super-herói com protagonista e elenco negro. E foi um filme de grande alcance, visto por milhões. Então milhões de jovens, que já veem com adoração os heróis da Marvel, estão tendo contato com um herói não americano e não branco. O herói nos EUA é a máxima de bondade e justiça, então colocar o Pantera Negra nessa posição é realmente ótimo para representatividade negra”.

Comentários

comments

698 thoughts on “A representatividade na mídia e as consequências de sua falta”
  1. Hey There. I foud ypur wehlog thhe usee of msn. This iss ann extremly skartly written article.
    I will make sre tto boookmark itt and come back too read extra off your helpful info.

    Thanks for thhe post. I will definitely return.

  2. I’m reallly enjoying the theme/design of yoyr site.
    Do you evr rrun into any web browser compatibility issues?
    A couple oof my blog readers hav complainbed about myy website not operating correctl inn Explorer buut looks great
    in Chrome. Do you hawve any advice tto hekp fiix tuis problem?

  3. Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing some research on that. And he actually bought me lunch because I found it for him smile Thus let me rephrase that: Thanks for lunch!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *