Por Andrea Borges e Amanda Nunes
Dia 7 de abril é comemorado o dia mundial da saúde e o yoga é uma atividade que vem sendo cada vez mais praticada por pessoas que procuram uma dinâmica mais tranquila, mas que resulte em uma flexibilidade melhor, além de ganho de força muscular e equilíbrio. Esse exercício é um dos poucos que trabalha com o corpo e a mente simultaneamente, e por isso vem sendo praticado por mais de 500 mil brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Yoga.
Paola Bagetti, proprietária do espaço Arogya, em Ponta Grossa, pratica há sete anos e trabalha há três com essa atividade. Ela é farmacêutica e trabalhava em hospitais, mas saiu para trabalhar com acupuntura e massagem. O yoga, no início, era apenas sua prática pessoal, mas depois de se aperfeiçoar resolveu abrir seu próprio espaço e dar aulas.
Definição de yoga
Para Paola, o yoga representa principalmente a união que forma o ser humano. “Yoga é a integração de todas as camadas, corpo, mente e espírito. Integrando tudo isso, você começa a ter uma visão mais clara sobre a vida’’, explica.
A importância da prática para o corpo e mente
Essa atividade abre um novo olhar para o próprio corpo, a prática leva não só a eficácia física, mas também mental. ‘’O estresse cotidiano está em toda parte: no trânsito, no trabalho, nas relações. E infelizmente, o sujeito nunca está consciente do seu corpo e as consequência desastrosas disso são vistas em longo prazo”, comenta a instrutora do exercício.
A professora reforça que o alinhamento da coluna faz todo o corpo funcionar melhor. O propósito do yoga é fortalecer e, consequentemente, trazer uma maior consciência corporal e auxiliar o praticante a se perceber como indivíduo.
Vertentes do yoga
O exercício possui muitas vertentes, como por exemplo, o Hata-ioga e Vinyasa Flow que são práticas intensas que objetivam conectar todas as camadas do corpo humano. A maioria das pessoas que procura o yoga, optam pela atividade devido a problemas emocionais como ansiedade, insônia e nervosismo.
Hatha-yoga: É trabalhado com exercícios de limpeza e purificação fisiológicas e energéticas juntamente com a parte muscular coluna, postura, força e equilíbrio.
Vinyasa Flow: abordado como um estado de meditação em movimento juntamente com a respiração e relaxamento.
Segundo a profissional, a pessoa pode começar o exercício já na infância, e se um praticante quer se desenvolver em todas as camadas desde a densa até a mais sutil, é uma atividade para a vida toda.
Equipe do espaço Arogya
Para Claudia Castilhos que pratica há 28 anos essa atividade, o yoga significa resistência. Claudia é uma das profissionais do espaço juntamente com Ana Claudia Folmann (praticante há 15 anos) que diz ver no yoga uma forma de se conhecer melhor, se aceitar e viver com saúde.