Instituições ao redor do mundo tentam trazer novas alternativas de integração para seus alunos e profissionais utilizando ferramentas virtuais, como os aplicativos
Por Gabriel Cruvinel
Universidades, sejam elas públicas ou privadas, costumam ter muitos alunos e às vezes possuem grandes campi. Ao entrar nessa nova realidade universitária, muitos acadêmicos sofrem para se localizar e se integrar com outros frequentadores. Pensando nisso, algumas instituições de ensino superior passaram a utilizar da tecnologia para tentar auxiliar nesse processo de adaptação.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2017, 98,7% das pessoas têm acesso à internet pelo celular, essa realidade existe também no meio acadêmico, no qual a maioria dos estudantes utiliza os smartphones para se conectar à internet.
Pensando nessa facilidade de comunicar-se, a Universidade de São Paulo trouxe diversos aplicativos oficiais da instituição, sendo que o último lançamento deles é o Guia USP. O aplicativo contém mapas da USP com a localização das faculdades, bancos, restaurantes e pontos de ônibus. O aplicativo abre com o mapa do campus onde o usuário se encontra apontando a sua localização e então o utilizador pode traçar rotas, obter informações e inclusive telefones de pessoas e órgãos da instituição.
Além do mais recente, a universidade dispõe também de mais oito aplicativos: Cardápio USP, e-Card, Bibliotecas USP, Campus USP, Jornal da USP, Disque Trote USP, Painel Gestor USP e Entreartes. Sendo o último, um aplicativo que disponibiliza atividades culturais e suas informações e permite o acúmulo de pontos virtuais que podem ser trocados por recompensas.
Já na região nordeste, três alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) resolveram criar um aplicativo similar, no qual é possível localizar pontos da universidade, acessar o cardápio do Restaurante Universitário e até uma troca de mensagens entre alunos de todos os cursos no chat.
Instituições de Ponta Grossa também estão dentro dessa realidade
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também adota sistemas interativos com seus acadêmicos. Professora Luciane Navarro, assessora de imprensa da UEPG, comenta que a Universidade possui o FUI, que é um aplicativo com função de localização do acadêmico dentro dos campi. Também a UEPG tem um novo site que é responsivo (site flexível, se encaixando no dispositivo do usuário – PC, celular, tablete etc.) com os serviços acadêmicos. Além do SAVE (Software de Avaliação Emocional), auxiliando o atendimento psicológico da comunidade acadêmica.
O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) trouxe aos seus estudantes e colaboradores a Liga UniSecal. O aplicativo inicialmente foi testado com alunos selecionados, posteriormente aberto a convites para os outros alunos. Hoje, a liga conta com 156 participantes divididos entre funcionários e estudantes (Veja matéria abaixo).
Áudio completo da entrevista com a Professora Maria Fernanda Cordeiro.
Áudio completo da entrevista com a Pró-Reitora da Unisecal – Rúbia Andrade Aguiar
Sociólogo destaca essa interação
Para o sociólogo pontagrossense Daniel Frances, todos esses aplicativos são totalmente úteis. Apontando que é necessário ter um administrador/mediador responsável, para que não existam possibilidades para pessoas más intencionadas não tenham acesso e torne esses softwares um problema, ainda mais num “mundo de fake news” como diz o Sociólogo.
Daniel também aponta o uso sensato por parte dos indivíduos desses apps, para o não uso de informações falsas, e tratem a utilização desses meios de maneira responsável.
Amazing! Thiis blopg looks just likle my oold one!
It’s on a entirly dijfferent subject buut it has
pretty much tthe same pge layout aand design. Greatt chpice of colors!
I waas able to find good information ffom your content.
Hey there! Wuld you mond iff I shqre your blog with
myy zynga group? There’s a lot of pekple that I think would really enjo your content.
Pleazse let me know. Thamk you