Por: Alan Cristian/ 3º Período
O avanço da tecnologia trouxe novas formas de adaptação e diversidade nos ambientes de trabalho por todo o mundo. Hoje em dia é comum a presença de dispositivos tecnológicos nos meios de trabalho, e isso tem exigido uma nova forma de comportamento profissional, fazendo as pessoas adotar ferramentas para ajudar em suas atividades.
A robotização é um dos processos tecnológicos mais modernos que fornece ajuda e praticidade no setor industrial, dando a permissão de maior produção dentro de um tempo menor, com todo esse avanço a tecnologia não é mais tratada como peculiaridade, e sim como obrigação para se obter uma empresa funcional hoje em dia. A automação acaba exigindo que os profissionais desenvolvam novas habilidades e estejam sempre atualizados, para não serem substituídos, visto que, as maquinas estão tomando o lugar nas tarefas mecânicas executadas pelos seres humanos.
Para falar como a tecnologia vem moldando cada vez mais no ambiente de trabalho, um profissional da área de TI foi entrevistado. Confira:
CristoferViante Hass (Gerência de TI)
Redação: Quais os desafios que a sociedade enfrenta com o avanço tecnológico no ambiente de trabalho?
Cristofer: Para mim é o dinheiro, há muitas coisas legais, porém, custosas. Além de que, muitos donos de empresa não querem gastar. Então com a pandemia veio o home office, que fez muita gente querer trabalhar em casa, fazendo algumas pessoas precisarem de uma VPN, e isso é algo caro, mas necessário a se investir para poder exercer o trabalho.
Redação:As plataformas mobile poderão futuramente substituir outras plataformas tecnológicas no mercado de trabalho?
Cristofer: Hoje em dia já substituem, até porque tudo hoje pende para o formato web e mobile. E algumas empresas criam aplicativos nesse formato.Eu acesso meu E-mail via celular por exemplo.
Redação: Quanto tempo de experiência na área de TI?
Cristofer: Aproximadamente dois anos.
Redação: Como você acha que será a relação de trabalho daqui a 20 anos, com esse grande avanço da tecnologia?
Cristofer: Acho que irão surgir novas áreas de atuação. E a tendência é que as máquinas façam os trabalhos manuais e repetitivos, podendo assim tirar vagas de muitas pessoas.
Redação: Com a tecnologia avançando desse jeito, os profissionais possuem mais liberdade e, por consequência, terão mais qualidade de vida?
Cristofer: Na parte de melhorar a qualidade de vida não tem como negar que a tecnologia ajuda a facilitar, dando novas liberdades, como poder prestar suporte de forma remota por exemplo.
Redação: Como é feito esse suporte remoto?
Cristofer: O cliente me passa um endereço (id) que é gerado por um programa, então eu faço a solicitação de acesso no computador dele, com isso eu posso ver a tela dele através do meu computador, assim eu controlo a máquina do meu cliente de forma remota. Meu atendimento fica mais agilizado.
Redação: Quais seriam os pontos positivos dos equipamentos tecnológicos no ambiente de trabalho?
Cristofer: Não ter que se deslocar até a empresa, diminuir a quantidade de papel gerado, menor quantidade de serviços repetitivos e agilidade em receber dados.
Redação: Quais seriam os pontos negativos? Fora os gastos.
Cristofer: A adaptação é algo que usuários de papel e caneta têm mais dificuldade, mesmo com o processo da empresa de estar informatizada. Isso ainda gera dor de cabeça para importar dados de tantos anos para uma nova plataforma.
Redação: Como é acompanhar o ritmo da tecnologia no seu trabalho?
Cristofer: Ter cabeça que consiga absorver coisas novas ajuda. O profissional não pode parar de estudar, pois sempre surgem coisas novas, e se o mesmo não estiver acompanhando, acaba virando um profissional defasado.