Por Gabriel Cabral
A pandemia do novo coronavírus atingiu o mundo inteiro mudando drasticamente a rotina de vida das pessoas, trazendo a todas as cidades do mundo a quarentena que foi imposta para diminuir a propagação do vírus. Com isso muitas pessoas ficaram a maior parte do seu tempo em casa. Porém, cada pessoa arranjava uma forma de se distrair e para muitos jovens essa forma é o jogo de rpg de mesa ou das páginas de Facebook.
Mas o que é rpg?.É um formato de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam histórias juntos. A forma do jogo se dá de acordo com um sistema de regras combinados entre os membros, dentro das quais os jogadores podem fazer cenas livremente.
Durante a quarentena, um rpg que se iniciou em março e se mantém ativo até agora é o famoso jogo “ RPG Mundo Naruto o Recomeço”, na página do Facebook. O mesmo que possui cerca de 777 membros jogando. Mas por que as pessoas jogam esse tipo de jogo online?.
Para muitos esse formato de jogo e essa nova vida virtual é um escape da vida real e muitas vezes de suas rotinas, pois, nesse mundo digital a pessoa pode ser quem ela quiser e fazer o que ela quiser com seu personagem. Outros jogam para se divertir e fazer novos amigos, pois, essa criação de jogo no mundo digital permite que pessoas de vários lugares se conheçam e joguem juntas, criando assim novos laços de amizades que podem durar anos e sempre que puderem irão se reunir e jogar juntos para se divertir.
Porém a pergunta ainda fica do por que as pessoas jogam esse tipo de jogo online? “Porque rpg ajuda na minha escrita e melhora minha interpretação. Além disso, explora a imaginação e permite moldar ações no meu próprio estilo”, comenta Gustavo Alves, um dos jogadores.
O jogo não é apenas para diversão, pois o mesmo traz muito ensinamentos como melhoria da escrita e a correção de erros de português, uma leitura e interpretação melhores, entre outros aspectos de conteúdo de ensino aos jogadores. Porém o jogo afeta a vida de todos os jogadores de formas diferentes. “Desde que comecei a participar de rpg’s minha escrita e vocabulário melhoraram, pude conhecer palavras novas e desenvolver um bom texto, sem contar que exercita muito a criatividade”, comenta Gabriel Augusto, um dos jogadores de rpg.
Contudo ele não afeta apenas a escrita e a boa interpretação, o jogo traz outras emoções e sensações aos jogadores, como a felicidade em realizar ações que na vida real não poderiam, pois, ele também traz a chance de fazer novos amigos e de diversão com eles. Dentro do jogo se formaram amizades de longa data que duram por muitos anos sem nunca serem afetadas pelo tempo ou pela distância.
Nesse mundo virtual também há aqueles jogadores que se destacam. “Citar os melhores seria difícil, ao longo dos anos de rpgista conheci muitos jogadores/players bons, tanto no quesito habilidade e técnica quanto em empatia com os demais jogadores. É isso que faz o jogo! Não se trata tanto de se tornar o melhor ou o mais forte ao longo do rpg, mas também os amigos e companhias que você conquista ao longo do jogo. Agora se for citar o que o rpg me trouxe de bom durante minha vida, se eu não te contasse, você não faria ideia! Além de conseguir melhorar minha escrita, dicção e textualidade, melhorei também como pessoa através de tanta experiência que absorvi com outros players ou dentro do próprio jogo, independente se for um rpg de mesa, textual ou interpretativo”, comenta Diego Gabriel, um dos jogadores.
Porém o jogo não é apenas mais um game qualquer, mas sim um mundo ao qual as pessoas têm interesse em entrar, para se divertir e criar novas histórias, novas amizades e assim acharem novos irmãos e irmãs para jogarem, pois, o jogo possibilita essa interação de pessoas do mundo todo e alguns se tornam tão próximos e íntimos que se chamam de família.