Ponta Grossa

Ponta Grossa tem aulas gratuitas de ioga

Projeto de motivação ao hábito de exercício físico.

Por Milena Batista e Ana Júlia Cardoso

A prefeitura da cidade está iniciando um projeto de atividades físicas para a comunidade, como forma de incentivo à população. “É um projeto gratuito, com excelentes profissionais e não somente Ioga. Possui várias atividades disponíveis para a população, visando qualidade de vida e bem-estar. É uma oportunidade para abrir espaço à quem não pode pagar uma aula em escola ou estúdio”, disse Carla Amaral, professora de ioga.

De acordo com a Associação Brasileira de Ioga, existem mais de 500 mil praticantes de ioga no Brasil. Pesquisas mostram que o exercício ajuda principalmente no fortalecimento da musculatura corporal, no emagrecimento, na autoestima e a acalmar a mente. “A ioga é uma prática milenar que visa autoconhecimento e a expansão da consciência. Para chegar nessa meta, melhoramos o corpo como um todo: físico, emocional e mental. No físico traz melhoras na coordenação, equilibro, força e flexibilidade, além de ajudar na concentração, administrar emoções, reduzir altos níveis de estresse e ajudar a lidar com ansiedade”, afirma Amaral, que dá aulas há 18 anos.

Legenda para as fotos: Arquivo Pessoal

Carla é formada em educação física. Seu primeiro contato com a ioga foi em 2003. “Eu estava desanimada com a faculdade de enfermagem, e procurei a ioga para me reencontrar. Me apaixonei e decidi me formar instrutora”, conta.

O projeto qualidade de vida apresentará variedades de ensinamentos. Segundo ela, pessoas de todas as idades podem participar. “Teremos aulas de ioga antigo (Swasthya), no Parque Ambiental e no Lago de Olarias”, declara Amaral. E para aqueles que sempre quiseram aprender acrobacias, na Arena Multiuso haverá aulas de acroioga (ioga acrobático). “Todos resultam no conhecimento corporal, melhora no físico, no emocional e na mente. A diferença será no ioga acrobático, que nos permite entender o outro, trabalhar em equipe e ter confiança com posições acrobáticas”, completa a professora.

As aulas terão início na primeira semana de julho. Para participar, é necessário se inscrever aqui no link:

Basta escolher “Professora Carla” e o horário desejado.

Sexta-feira18:30 no Lago de Olarias
Sábado09:00 no Parque Ambiental
Segunda-feira e quarta-feira14:00 na Arena Multiuso (para adultos)
Segunda-feira e quarta-feira15:00 na Arena Multiuso (para adolescentes de 13 a 17 anos)

Para quem tiver interesse, Carla Amaral tem uma escola de ioga na rua Barão de Teffé – 50. Daniele Ciuneck é aluna de Carla. Ela pratica ioga há mais de cinco anos. Para Daniele, os benefícios dessa atividade foram: manter o corpo ativo e melhorar a concentração. “Aprendi a respirar melhor, permanecer focada, relaxar e ter mais paciência”, afirma.

Ciuneck conta que o que mais gosta nas aulas são as vocalizações. Um conselho que ela dá para quem tem vontade de começar é nunca mais parar. “Não é difícil, o corpo se adapta. As práticas trabalham nossos medos internos. Ioga deveria ser obrigatório nas escolas e no sistema de saúde pública”, finaliza.