Campos GeraisDestaques

Pandemia: quais alimentos consumir nesse período

Nutricionista dá dicas de como manter uma boa alimentação e como aumentar a imunidade ingerindo alguns alimentos

Por Ciriane Shaniuk

Ficar em casa tem sido a rotina de muitas pessoas. A pandemia do coronavírus trouxe alguns desafios, foi preciso se reinventar e buscar se adaptar ao “novo” jeito de viver.

Essa grande mudança no cotidiano vem gerando estresse e ansiedade, o que acaba influenciando na saúde. Por isso, uma alimentação saudável nesse contexto que estamos é indispensável. A nutricionista Danila Gavron, atua na área há quase dez anos e dá dicas de como fazer isso.

O que deve ser evitado

A nutricionista ressalta que alimentos ricos em gordura, açúcar e industrializados devem ser evitados nesse período. “Por estarmos mais tempo parados, sem atividade física, nós gastamos menos energia e a energia não gasta gera ganho de peso e aumento nos componentes corporais, como o percentual de gordura”. Além disso, a nutri lembra que é preciso observar o tipo de preparação dos alimentos, evitar também frituras, empanados e congelados.

Quais alimentos ingerir

Danila Gavron reforça que durante o período de pandemia a alimentação necessita ter um cuidado redobrado, levando em conta que o sistema imunológico deve estar fortalecido. “Uma boa alimentação fortalece o sistema imunológico, diminuindo a probabilidade de adquirir uma doença”.

No caso da pandemia, a nutricionista diz que os alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), alimentos antiinflamatórios (fibras e aveia) e alimentos com baixa gordura podem melhorar o sistema respiratório e por isso devem ser ingeridos em uma quantidade maior. Danila lembra que nesse momento os alimentos mais leves como saladas, frutas e integrais são essenciais para uma rotina saudável.

Como controlar a compulsão

O período que estamos passando tem causado problemas de ansiedade. Com isso vem àquela tentação de comer toda hora para suprir algo. E como não cair nessa tentação? Danila explica que é preciso observar como está o nível de ansiedade, observar se diminuiu a saciedade, se aumentou a compulsão alimentar, por qual tipo de alimento e quais horários aumentam. Com base nessas informações, escolher alimentos específicos que ajudam saciar a fome, como os alimentos integrais, proteínas (carnes magras) e fibras (farelos, farinhas de aveia e amêndoas). A nutricionista ressalta que, “e principalmente tentar manter uma atividade física, pois evita a ansiedade e o ganho de peso”.

Dica da nutri

Danila Gavron diz que as principais dicas são: entenda a sua fome, adapte sua realidade a uma alimentação saudável, aprenda a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida e observe sua relação com a comida e como você come. “Observar o ato de comer e não somente o que se come”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *