Com uma história repleta de duelos épicos entre as duas equipes, Palmeiras e Flamengo protagonizam a segunda final entre clubes brasileiros seguida
Por: Lucas Franco
Pela segunda vez consecutiva, a final da Conmebol Libertadores terá um confronto entre dois times brasileiros. Nesta edição, o título do torneio mais importante do continente está entre Palmeiras e Flamengo, donos dos mais badalados elencos da América. As equipes se enfrentarão neste sábado, dia 27 de novembro, no Uruguai, às 17h, no horário de Brasília. O palco da decisão será o Estádio Centenário, em Montevidéu, que desde 1988 não recebe uma final de Libertadores. As equipes desembarcaram no Uruguai já na quarta-feira (24) e devem fazer o reconhecimento do gramado nesta sexta-feira (26), véspera do duelo.
Os embates entre Palmeiras e Flamengo sempre tiveram uma dose especial de emoção. Disputas por pênaltis, viradas de tirar o fôlego e confrontos eliminatórios épicos sempre foram marca registrada deste que é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro.
Relembre alguns confrontos
Copa do Brasil de 1999, uma das maiores batalhas do futebol – Na edição de 1999 da Copa do Brasil, Palmeiras e Flamengo se encontraram nas quartas de final da competição. Com partida de ida e de volta, a Nação Rubro-Negra levou a melhor no primeiro confronto, disputado no Maracanã, vencendo pelo placar de 2×1. Mas foi no segundo jogo, em São Paulo, que a magia do futebol aconteceu. Rodrigo Mendes marcou para o Flamengo mas Oseias empatou; 1×1. O mesmo atacante flamenguista colocou o time carioca mais uma vez na frente. Na sequência, Júnior deixou tudo igual novamente, com um belo chute de fora da área; 2×2. O Flamengo já se garantia na próxima fase quando Euller deixou o banco de reservas do Palmeiras, entrou e marcou duas vezes de cabeça, aos 41’ e 44’ do segundo tempo. Com o Placar de 4×2, o Palmeiras avançou na competição.
Supercopa do Brasil 2021 – As equipes abriram a temporada deste ano se enfrentando pela Supercopa do Brasil, torneio que colocou frente a frente o campeão do Brasileirão 2020, Flamengo, e o campeão da Copa do Brasil 2020, Palmeiras. O estádio Mané Garrincha foi palco do duelo. Raphael Veiga abriu o placar para o Verdão logo no início do jogo, 1×0 para o Palmeiras. Ainda no primeiro tempo, o Flamengo virou o placar, com gols de Arrascaeta e Gabigol. Aos 29 minutos do segundo tempo, Veiga empata de novo, desta vez cobrando um pênalti. Com tudo igual no placar, a disputa foi para os pênaltis e o Flamengo garantiu o bicampeonato da Supercopa do Brasil.
Tradição
Depois de amargar duas derrotas na final do torneio continental, em 1961 e 1968, o torcedor palmeirense pode soltar o grito de campeão na noite de 16 de julho de 1999, no antigo Estádio Palestra Itália. Sob o comando do professor Felipão, o Palmeiras levantou o caneco após bater o Deportivo Cali (COL), em uma disputa por pênaltis. No ano 2000, o Verdão ficou no “quase” mais uma vez, quando caiu diante do Boca Juniors (ARG), ficando com o vice campeonato mais uma vez.
O Palmeiras está na sua 21ª edição da Libertadores e é uma equipe tradicional na competição. Detentor de grande parte dos recordes da copa entre os clubes brasileiros, o time paulista conta com 116 vitórias, 39 empates e 54 derrotas em 209 jogos pelo torneio. Tais números colocam o alviverde imponente na 6ª posição entre os clubes que mais obtiveram vitórias em partidas pela Libertadores da América, ao lado do Cerro Porteño (PAR). Entre os clubes brasileiros, o Palmeiras é o maior vencedor seguido pelo Grêmio, que levou a melhor em 108 partidas das 207 que disputou. Assim que colocou os pés na decisão da Libertadores 2021, o Palmeiras se igualou ao São Paulo em número de finais disputadas, com seis confrontos ao todo. O time palmeirense também foi o que mais balançou as redes na Liberta, com 309 gols marcados.
Na edição passada da competição, o Palmeiras avançou com tranquilidade pela fase de grupos, com cinco vitórias e um empate. Chegando ao mata-mata, o time alviverde passou pelo Delfín (EQU), Libertad (PAR) e pelo poderoso River Plate (ARG), de forma dramática. O Verdão sagrou-se campeão do torneio com uma vitória sobre o Santos por 1×0. O gol do título foi marcado por Breno Lopes, nos minutos finais da partida. Na Libertadores 2021, após um bom desempenho na fase de grupos, o Palmeiras vai atrás do segundo titulo consecutivo, terceiro da história da equipe.
Um Flamengo impiedoso
O time conquistou a Libertadores em 2019, o ano mais avassalador da história do clube. A temporada foi impecável e o Flamengo era imbatível. A equipe carioca, sob o comando do treinador Jorge Jesus, levantou a taça do Campeonato Carioca e conquistou com folga o titulo do Campeonato Brasileiro. Na Libertadores, a taça veio após fortes emoções. O Flamengo avançou para as quartas após uma disputa de pênaltis, destruiu o Grêmio nas semifinais, vencendo por 5×0 e foi campeão após uma virada heroica, nos três últimos minutos do jogo contra o River Plate, um dos vilões históricos na competição.
Com 17 participações no torneio ao longo da história, o Flamengo jogará sua terceira final de Libertadores, a segunda em apenas três anos. Em 1981, ano da primeira participação do clube no torneio, a equipe Rubro-Negra já conquistou o título. Após isso, o Flamengo disputou as três edições seguintes. O time chegou até as quartas de final em 1982 e 1984 e ficou pelo caminho já na fase de grupos, em 1983, voltando a participar da competição somente nos anos 90.
Nos últimos 20 anos, o Flamengo amargou algumas decepções e até mesmo vexames nas edições em que participou da Libertadores. A equipe carioca deixou a competição na fase de grupos por quatro vezes, ficando em último lugar do seu grupo, no ano de 2002. Em 2012, precisando que ocorresse um empate no jogo entre Olímpia (PAR) e Emelec (EQU) para garantir a classificação para a próxima fase, o Flamengo capitaneado por Ronaldinho Gaúcho fazia a sua parte vencendo o Lanús (ARG) por 3×0. A combinação de resultados que o Rubro-Negro carioca precisava estava acontecendo. Entretanto, no fim da partida, o Emelec marcou e ficou com a vaga. Dois anos depois, um novo vexame, com requintes de crueldade. O Flamengo, que não dependia de nenhum outro resultado para garantir a classificação, perdeu em casa para o modesto León (MEX) por 3×2. Em 2017, a história foi muito parecida; o Mengão caiu diante do San Lorenzo (ARG) e ficou de fora das oitavas. Mesmo com alguns reveses na história do Rubro-Negro carioca na Libertadores, após a conquista de 2019, o Flamengo se manteve jogando em alto nível e se coloca como a equipe a ser batida na Libertadores da América, com 100% de aproveitamento em finais do torneio, já que venceu nas duas oportunidades em que disputou.
Palpites da torcida
Nas rodas de conversa, os torcedores já fazem suas análises e apostas de resultado. De acordo com Cândido Neto, apresentador de TV, cronista esportivo e palmeirense, a expectativa é de um grande jogo. Para ele, trata-se das duas melhores equipes dos últimos quatro anos no futebol brasileiro. “Eu espero um jogo bonito e bastante movimentado. Nem Palmeiras e Flamengo jogam recuando da metade para trás, como fazem Santos ou São Paulo, por exemplo. São duas equipes com características bastante ofensivas, com atacantes que sabem o que querem. Espero um jogo com bastante intensidade”, pontua.
Ainda segundo Cândido, o time do Flamengo é muito equilibrado, com excelentes jogadores. Na opinião dele, há jogadores flamenguistas que devem receber uma atenção especial por parte do Palmeiras. “O Bruno Henrique. Todo mundo acha que o Gabigol é o cara espetacular. Sim, ele é um goleador. Mas quem merece uma marcação especial é o Bruno Henrique. Se ele colocar a bola pra correr, ninguém segura mais, é muito rápido”, finaliza.
Os flamenguistas, por sua vez, acabam “puxando o caldo” para o seu lado. Para o estudante e torcedor do Flamengo, Jayson Bukner, não dá pra cravar um favorito quando se trata de uma final de libertadores. Mesmo assim, o coração de torcedor de Jayson tem seu palpite; 3×1 para o Mengão. “Bruno Henrique e Arrascaeta são perigosos. Os chutes do Andreas (…) ele bate muito bem de fora da área. O Michael também tem entrado bem nas partidas. Se estiver em um dia bom, pode dar trabalho.”, enfatiza.
Ainda segundo o estudante, o Palmeiras é um time perigoso nos contra-ataques e deverá buscar se utilizando dessa característica. “Acho que o Palmeiras vai tentar jogar no erro do Flamengo, tentando anular o Bruno Henrique e o Arrascaeta, que são nossos melhores jogadores”, diz.
Público no estádio
De acordo com o decreto sobre eventos esportivos vigente no Uruguai, por conta da pandemia do novo coronavírus, competições esportivas poderiam receber um público equivalente a 50% da capacidade máxima. Entretanto, a norma foi revista e a capacidade permitida foi ampliada para 100%.
O Estádio Centenário pode comportar cerca de 60 mil espectadores, mas a casa não deve estar cheia, já que a Conmebol não colocou à venda, pelo menos por enquanto, toda a carga de ingressos. Além de motivos relacionados à segurança, a entidade desportiva não disponibilizou todos o assentos porque alguns espaços serão transformados em áreas VIP e camarotes. Informações de setoristas dão conta de que a maioria da torcida no estádio será flamenguista, já que o time vendeu praticamente todos os ingressos a que tem direito. O Palmeiras vendeu pouco mais da metade das suas entradas. Cada clube tem direito a pouco mais de 10 mil ingressos, que estão sendo vendidos a R$1.200, em média.
Onde assistir
Os torcedores poderão acompanhar o jogo pelas telas do SBT, na TV aberta, e nos canais da Fox Sports. A TV da Conmebol também deverá fazer a transmissão, mas apenas para os seus assinantes. Aqueles que tem assinam a plataforma de streaming da Disney também poderão acompanhar a partida, por meio do Star+.
Foto: Carla Carniel/Reuters
It’s very simple tto find outt aany matter on nnet
as coompared to textbooks, ass I found this paraggraph att thuis
website.