Sem barulhos de carros, engarrafamentos, com a constante tranquilidade trazida pelo mar, a Ilha do Mel sempre deixa uma pergunta para os turistas “Como deve ser viver aqui?”

Por: Gabriel Ramos de Lima

Considerada um dos principais pontos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel faz parte do município de Paranaguá, sendo administrada pelo Instituto Água e Terra (antigamente chamado de Instituto Ambiental do Paraná). Praia do Farol, Gruta de Encantadas, Fortaleza e Praia de Dentro são apenas alguns dos pontos mais visitados na Ilha, e talvez uma das perguntas mais frequentes quando os visitantes conhecem esse paraíso é: como deve ser morar na Ilha do Mel?

Para entender um pouco mais da vida dos moradores do local, entrevistamos os proprietários da Pousada do Chicão, Francisco Martins de Almeida (68 anos) e sua esposa, Carmen Lúcia Hass de Almeida (69 anos). Responsáveis por uma das estadias mais famosas da região, o casal se mudou para a Ilha em 1999. A primeira visita foi apenas um passeio, mas foi o suficiente para deixar ambos encantados pela paisagem.

“Nós viemos primeiro a passeio, e logo que vimos a paisagem da região pensamos que se encontrássemos um terreno para vender, iríamos tentar montar uma pousada, e foi exatamente o que aconteceu quando achamos um terreno para venda. Porém, as leis ambientais são rígidas aqui na Ilha, e tivemos que persistir por uns 2 ou 3 anos até nosso negócio realmente engrenar”, comenta o casal.

Segundo Chicão, ambos se adaptaram rapidamente e não sentem falta de viver no continente novamente, sendo que retornam apenas para visitar alguns lugares e pessoas. “Quando eu me proponho a fazer algo, a coisa vai que vai!”, comenta Francisco.

Os proprietários dizem haver vários pontos positivos em viver na Ilha mais doce do Paraná, mas ressaltam questões ligadas a rotina e qualidade de vida. Segundo eles, conhecer várias pessoas (devido ao grande fluxo de turistas) é algo muito interessante, mas a maior ênfase fica para valorizar a Unidade de Pronto Atendimento (Ilha) da Ilha. “Nós temos um ótimo posto de saúde aqui, onde sempre fomos muito bem tratados, e isso é muito importante”.

Após 22 anos de Ilha do Mel, Francisco e Carmen não demonstram a menor intenção de abandonar a Ilha que os acolheu, e transparecem isso na maneira como tratam os hóspedes, turistas e demais moradores do local. Quando questionados sobre qual é o ponto turístico preferido de cada um, ambos concordam na resposta: “são os restaurantes, de onde vemos o pôr do sol”.

 

Comentários

comments

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *