Por Milena Batista

A judoca Gabriele Maroqui, ajudou sua avó a vender doces, com o objetivo de arrecadar dinheiro, para participar de campeonatos

O destino decidiu unir Gabriele ao judô. A jovem de 21anos começou em um projeto social, chamado Atleta do Futuro, realizado pelo Sesi. “Na verdade, eu queria participar do futsal, mas graças a Deus não tinha vaga. Então, me ofertaram fazer parte da equipe de judô. Desde aí, meus olhos brilharam pela arte”, afirma.

Gabriele Maroqui pratica judô há dez anos. Ela participa de campeonatos, desde os três meses, de iniciação. Dentre eles estão: os Campeonatos Brasileiros sub-18, sub-21 e sênior, além de dois Campeonatos Brasileiros Escolares (Jogos Escolares da Juventude). “Estive na seleção do Paraná por seis anos. Ganhei títulos e várias medalhas que resultam um total de, aproximadamente, 80 participações, juntando Campeonatos Regionais, circuitos, Campeonatos Paranaenses, campeonatos sediados pelo governo estadual e federal, fora os Jogos Escolares da Juventude”.

O título que mais a marcou, foi com a seleção feminina paranaense, conquistado em 2016. A equipe foi campeã dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorreu em João Pessoa-PB.

Criada pela avó, Maroqui se enche de orgulho ao falar sobre o apoio que ela deu em sua trajetória. Em relação à arrecadação de dinheiro, para conseguir ter a presença em campeonatos, Gabriele conta que ”” ela sempre foi salgadeira”. “Nós vendíamos salgados e doces, principalmente na prefeitura. Atualmente, realizamos encomendas de doces para festas. Desde criança, ajudo minha avó em tudo! Orgulho-me disso hoje, pois, dou muito valor a tudo que tenho e que conquistei, ainda com pouca idade”.

Segundo a atleta, seus avós acham tal esporte violento. “Mesmo com a palavra “judô”, tendo como tradução: Ju= caminho; Do= suave, é uma área onde acontecem algumas lesões por se tratar de uma arte marcial, em que usamos a força”. Contudo, a mesma completa que eles sempre ficam felizes ao vê-la chegando em casa com o resultado, e que, independente do desfecho, querem a ver bem.

O sensei Luciano Rodrigues Ferreira dá aulas de judô há 25 anos, e é professor da Gabriele há sete anos. Ele diz que a aluna é uma guerreira, uma pessoa adorável, responsável e dedicada. “O rendimento técnico e tático dela, é excelente. Sempre está pronta para treinar, mesmo cansada”, conclui.

Segundo ele, todo esporte é fundamental no crescimento e na socialização das pessoas, principalmente para jovens e crianças. “A prática constante, traz benefícios para a saúde física e mental”.

“Existem centenas de “Gabi”, espalhadas pelo Brasil. Uma triste realidade, onde atletas de alto nível precisam deixar de lado o esporte, por falta de recursos. Ter uma carreira esportiva cortada pela falta de incentivo, em um país onde esporte e saúde, não são prioridades”, afirma Ferreira.

Para Gabriele, o esporte é sua filosofia de vida. “Melhor uso de energia! Sua prática visa aprimorar tanto as qualidades físicas, quanto as morais do praticante, com a finalidade de obter o rendimento máximo, em menos tempo possível. Ataque e defesa são os métodos de ensino. O judô pode mudar a vida de jovens e crianças, pelos seus princípios de moral e ética. O certo pelo certo. Sempre mantendo a humildade que o judô prega”. E finaliza com a frase do fundador da arte marcial judô, Jigoro Kano: “O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar”.

De acordo com a UNESCO, o judô é um dos melhores esportes para ser praticado, pois, une força e diversão. Além de benefícios físicos, como a força, a velocidade, a resistência e a coordenação motora. E os benefícios morais, como a disciplina, a cortesia, o autocontrole e a paciência.

Comentários

comments

By admin

1.060 thoughts on “História de superação: jovem de Ponta Grossa conquista títulos em campeonatos de judô”
  1. It’s awesome too pay a visit this website and readihg thee
    viewas off alll mates about this post, while I am also zealous of getting knowledge.

  2. Unquestionably believe that which yoou said. Your favorite justification apppeared
    too be oon thhe internet thee simpplest thing tto bee aweare
    of. I say tto you, I defiitely gett irked whjle ppeople consider
    worries thnat they plainly don’t knoww about. You managed to
    hit thee nail uppon thee top aand defined outt tthe whooe thing withot
    hving side-effects , people coould taje a signal.
    Will probably bee back to gett more.Thanks

  3. Heeya jus wanted too gikve you a quick heads upp annd let you know a feew of tthe images aren’t
    lozding properly. I’m noot sure wwhy but I think itts a llinking issue.

    I’ve tied it in twwo different internet browserts and both sbow tthe same results.

  4. I’m realy enjoying tthe designn and lawyout of you blog.

    It’s a very easay on the eyes which makess it mufh more enjoyable for me to coe here aand visit
    ore often. Didd yoou hire out a developer to create your theme?

    Excellent work!

  5. Heya! I’m at work browsing your blog from my new iphone 4!

    Just wanted tto ssay I lovve reading through your blogg annd lolk forward tto aall youhr posts!
    Cary oon thhe excellent work!

  6. It’s actualky veery difficult iin this full oof acxtivity liufe too listen news oon Television, thus I jhst
    use internet ffor thwt purpose, andd take thhe nnewest news.

  7. Itss such as yoou read my thoughts! You seem to know a lot approximately this, like yoou wrote thhe guude in itt
    orr something. I feel that yyou simply could ddo withh a feww
    p.c. to force the message hoouse a little bit, however instead oof that, that is
    excelkent blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *