Por: Fabrizio Halila Reusing
A equipe do oeste do estado do Paraná iniciou a temporada de 2021 visando duas competições: o Campeonato Paranaense e o Brasileiro série D. A meta inicial da diretoria era conseguir a classificação para a fase final do estadual, e com isso, arrecadar uma boa premiação e assegurar a vaga para o Campeonato Brasileiro série D de 2022.
O Futebol Clube Cascavel tem como seu rival da mesma cidade o Cascavel Clube Recreativo, que incentiva principalmente as categorias de base da equipe, realizando um trabalho muito importante com os jovens da cidade. Já no futebol profissional, o FC Cascavel tem uma importância e representatividade muito maior, pois os investidores do oeste do estado investem muito forte na equipe, que não representa apenas uma cidade, mas sim, uma região.
Segundo o torcedor da equipe e morador da cidade, Gianlucca Penteado, o FC Cascavel é muito importante para a região, e o clube despertou uma paixão imensa nos cascavelenses pelo esporte e principalmente pelo clube. “O clube alavancou a prática de esportes na cidade, fazendo com que o oeste do nosso estado cresça cada vez mais nos esportes”, completou o torcedor.
Logo no início do campeonato estadual, a equipe conquistou uma sequência de vitórias e se tornou líder do campeonato,mas, recebeu uma punição referente à primeira rodada, no jogo contra o Paraná Clube, onde a equipe cascavelense escalou um jogador irregular na partida, e com isso, perdeu seis pontos na classificação geral do estadual. Mesmo com essa punição, a equipe se classificou em segundo lugar, rumo a fase final do campeonato, que ainda não tem data marcada.
Na fase final da competição, a equipe enfrentou o Maringá nas quartas de final, e conseguiu a classificação com certa facilidade vencendo o primeiro jogo e conquistando a classificação após empate no segundo jogo. Já nas semifinais, o Cascavel enfrentou a equipe mais forte do estado, o Athletico.