Kamila Do Rocio Dias, de 20 anos, há três meses decidiu usar seu Instagram para compartilhar seu conhecimento sobre psicologia. A estudante está cursando o terceiro ano do curso
Por Gabriel Ribeiro
Após suas aulas presenciais serem suspensas, Kamila passou a usar suas redes sociais ainda mais. Com o tempo, ela começou a ver que todos estavam fazendo alguma coisa, “ Quando a pandemia começou eu passei a usar muito mais as redes sociais e com o tempo vi que minha energia e autoestima estavam indo embora, por achar que todos estavam produzindo algo, se exercitando, comendo melhor e apenas eu não.”. Kamila tomou a decisão de se afastar das redes sociais por um tempo.
Kamila Do Rocio Dias
Após se desligar do mundo virtual, colocar a cabeça no lugar e refletir sobre vários assuntos, ela teve a ideia de usar seu Instagram para que outras pessoas se sintam bem nesse período de isolamento.
Trazendo informação de qualidade, com fundamentação científica para seus seguidores.
“Considerando minha experiência com as redes decidi começar a compartilhar um pouco de informação útil, acessível e com fundamentação científica sempre que possível, para que mais pessoas possam ter acesso a informação de qualidade.”.
Kamila produz as publicações sozinha, em apenas uma ou outra pede ajuda para um professor para esclarecer suas dúvidas. Ela sempre trata seu conteúdo como dicas sobre diversos temas dentro da psicologia, sempre pontuando a importância de procurar ajuda profissional, evitando o auto-diagnóstico.
A aceitação do seu conteúdo foi muito boa, no início por ser um perfil pessoal, somente seus amigos e conhecidos próximos viam as publicação, mas com o passar do tempo, as pessoas foram compartilhando e recomendando. Atualmente ela conta com 1200 seguidores. Seus posts chegaram até em outros estados.
O feeadback dos seus seguidores são muito positivos, muitas pessoas vão até ela para pedir dicas, recomendações, desabafar, compartilhar experiências. “É muito gratificante e enriquecedor. Posso ver, aos poucos, que estou cumprindo com meu objetivo.”, conta a estudante.
Questiona sobre continuar seu projeto após se formar, ela conta os planos. “Depois de formada pretendo fazer especializações e continuar compartilhando novos conhecimentos com o público leigo. Meu principal objetivo é levar informação acessível e de qualidade, de forma que após me formar pretendo continuar esse trabalho”, finaliza.
“É necessário falarmos sobre saúde mental de forma eficiente e responsável, para que as pessoas saibam que ninguém é perfeito e todos estamos sujeitos a complicações psicológicas” Rocio, Kamila.
Quer conhecer mais sobre o projeto da Kamila? Acesse uma_futurapsi
Confira algumas de suas publicações
(post 1) Mitos sobre o suicídio Link
(post 2) Sinais de dependência emocional Link