Espaço dedicado às pessoas com deficiência oferece diferentes modalidades na cidade
Por Lucas Portela e Marcus Vinicius
Um bom exemplo que mostra a tentativa de evoluir essa questão é o Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi. O ginásio foi inaugurado em 2009 e desde que foi aberto para o público abriga projetos que visam dar melhora de qualidade de vida para os usuários.
Segundo a diretora Luana Turra são realizados vários projetos sociais que buscam a integração tanto para adultos quanto para crianças com algum tipo de deficiência. No local também funciona a administração da Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes Físicos (APDEF).
O Centro de Esportes e Lazer (CEL) conta com quadra poliesportiva, piscina coberta e aquecida, salão de jogos, administração, estacionamento, raia para atletismo, área de dança e sala de fisioterapia. Em relação à acessibilidade, também há rampas de acesso e elevador.
Mas o CEL não é exclusivo para o esporte, o complexo esportivo tem dois pisos e no local está implantado o que foi o primeiro playground para deficientes físicos da América Latina, um parque infantil com brinquedos adaptados que são utilizados por crianças de instituições como a APAE e APACD.
Além do centro esportivo, existem outros locais da cidade onde é possível perceber que há certa acessibilidade a locais públicos, como a Prefeitura Municipal e as escolas municipais, onde na maioria existem rampas de acesso para cadeirantes e banheiros equipados.
A criação de um Sistema de Acessibilidade para Ponta Grossa foi uma das 36 propostas municipais contempladas com verba federal para “Apoio a Projetos de Acessibilidade para Pessoas com Restrição de Mobilidade e Deficiência”.
As áreas que dão acessibilidade a pessoas especiais fazem parte de uma série de serviços, instituições e espaços públicos de lazer, como a Prefeitura Municipal, Terminal Rodoviário e Terminal Central.
Espaço de dança para crianças e adultos