Por Elena Silva e Mariana Gabriel
A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou em Ponta Grossa de 04 a 12 de novembro o Estágio Para Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM) para os acadêmicos do curso de Jornalismo e Comunicação Social da cidade. A equipe da ECEME veio acompanhada pelos acadêmicos dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado do Instituo Meira Matos (IMM) que experimentaram as práticas de campo do Exército.
Adelma Mendes de Souza, formada em economia e que agora se especializa na área de Defesa no Instituo Meira Matos, destaca a importância dos exercícios práticos como experiência de vida e também para as dissertações acadêmicas, pois, possibilita um olhar mais rico e aprofundado para as Forças Armadas.
Já Cheslaine Tavares da Silva Rodrigues, graduada em direito, realiza pós-graduação em Ciências Militares na área de Defesa e Migrações. Para a acadêmica descobrir aspectos da rotina dos militares é de suma importância, pois saber quantos quilos o soldado carrega, qual o estado mental e psicológico destes indivíduos, quais as questões práticas da rotina dos profissionais é relevante para a produção dos projetos acadêmicos.
Cheslaine ressalta e elogia a ética e respeito que a ECEME possui com os acadêmicos e afirma o interesse que o exército brasileiro possui em estar cada vez mais próximo da população.