Brasil

Eleições 2022: relembre a primeira aparição dos principais presidenciáveis na imprensa brasileira

Lucas Franco

Às vésperas de uma das eleições mais polarizadas dos últimos anos, o espaço midiático é um dos elementos mais importantes para os pré-candidatos. Com base nisso, o Jornal Nova Pauta resgatou a primeira aparição na mídia de cada um dos principais presidenciáveis.Para realizar o levantamento, levamos em conta os quatro pré-candidatos que melhor pontuaram na pesquisa CNN/RealTime BigData, divulgada no dia 25 de março.

Lula, entre a cadeira presidencial e o banco dos réus

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva empresta o seu rosto aos jornais há mais de 40 anos. A primeira aparição do presidenciável na mídia aconteceu em 1975, após ter sido eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A vitória em chapa única lhe rendeu um espaço no jornal O Estado de S. Paulo.

Lula ganhou maior notoriedade capitaneando movimentos sindicais e negociações salariais, até ser eleito deputado federal pelo estado de São Paulo, em 1986. Em 2002, Lula foi eleito presidente do Brasil e ficou no cargo até 2010, após reeleição.

O ex-presidente chegou a ser preso em 2018, sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro.

Jair Bolsonaro, o Messias controverso

O atual chefe do Poder Executivo Nacional recebeu espaço na mídia brasileira pela primeira vez quando se tornou primeiro-tenente das Forças Armadas, em 1983, após ser promovido pelo então presidente do Brasil, João Figueiredo. Anos depois, em 1986, Bolsonaro rendeu algumas linhas na Revista Veja, com o artigo intitulado “O Salário está baixo”, onde ele relacionava a debandada de cadetes das Forças Armadas à falta de reajustes nos vencimentos dos soldados.

Um ano depois, Bolsonaro voltou à berlinda, por meio de uma reportagem que denunciava o seu suposto plano de explodir bombas em quartéis, caso o reajuste salarial oferecido aos militares ficasse abaixo do esperado.

Ciro Gomes, embaixador da esquerda progressista

Nascido no interior de São Paulo, Ciro Gomes mudou-se para o Ceará ainda quando criança, com apenas quatro anos. Ganhou espaço na mídia ainda jovem, aos 20 anos de idade, como comentarista esportivo em uma rádio local.

Ciro ganhou projeção nacional em 1986, quando era deputado estadual. A primeira vez que deu as caras em um jornal foi naquele mesmo ano, ao ser citado em uma reportagem do jornal O Globo, sobre a então prefeita de Fortaleza, que, junto de grevistas, foi até Brasília reivindicar crédito para pagamento de servidores municipais ao presidente José Sarney (PMDB).

Simone Tebet: a terceira via em meio à diáspora da centro-direita

Simone Tebet (MDB) iniciou na política entre os anos de 1995 e 1997, quando se tornou funcionária da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. Em 2002, Tebet foi a deputada estadual mais votada do estado, com mais de 25 mil votos. O destaque nos jornais começou quando ela se tornou prefeita da cidade de Três Lagoas, no ano de 2004.

A cidade administrada por Simone ganhou duas páginas em uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, sobre desenvolvimento urbano no Brasil, no ano de 2005.

Após isso, Tebet ficou anos sem chamar sobre si os olhares da mídia nacional, já que atuava regionalmente. Então, no ano de 2014, ela foi eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul, despertando novamente o interesse da grande mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *