BrasilCampos GeraisDestaquesParaná

Diga NÃO ao abandono de animais, por Anna Lima

Animais são abandonados com cada vez mais frequência
Animais são abandonados com cada vez mais frequência

Em uma volta no rápida no seu bairro, quantos cachorros e gatos de rua você encontra no caminho?

Infelizmente o abandono de animais é mais comum do que deveria. No Brasil, segundo a Organização Mundial de saúde existem mais de 30 milhões de animais abandonados entre cães e gatos.

Abandoar animais é crime federal vigente na Lei 9.605/98 conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, porém no Brasil a fiscalização e punição é bem inferior a ocorrência dos atos.

Mas porque as pessoas se desfazem de seus bichichos? Na maioria dos casos os animais abandonados são frutos de ninhadas indesejadas por seus donos, que por falta de informação ou até maldade, optam pelo abandono ao invés de procurar centros de proteção de animais ou qualquer meio alternativo de encontrar um lar para eles. Também ocorre extravio, onde o animal ao decorrer de uma mudança ou fuga acaba por não encontrar mais sua casa, mas essa é exceção.

A reprodução desenfreada do mesmo é o foco de vários projetos espalhados pelo Brasil em sua maioria estes são locais, promovendo a castração dos animais de rua. Infelizmente esses projetos, em sua maioria, após castrarem devolvem os animais para o local de origem e poucos conseguem ser adotados, principalmente por se tratar de animais adultos uma vez que quando filhotes é mais fácil a adoção.

Na rua eles vivem em situação de perigo constante, atropelamentos, fome, frio e envenenamentos. Enquanto uns tentam ajudar de forma a amenizar os impactos para os animais outros veem como única solução a morte dos bichos.

O maior desafio para a solução desse problema é mudar a percepção da sociedade, principalmente quanto à punição. Se deixar de ser algo comum, a conscientização fica mais fácil. Devemos incentivar programas governamentais para essa proteção ocorrer. Nossos mais fiéis amigos merecem consideração e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *