Imagem livre
Por Renato Pitella
Democracia vem do grego, demokratía, onde, demos significa povo e kratos, poder. Nosso enfoque traz esta palavra que pode ser interpretada de várias maneiras, temos portanto a seguinte questão: – Pra uns ,o princípio da cidadania, pra outros uma espécie de concepção fantasiosa. A partir desse questionamento, podemos trazer à tona alguns significados fundamentais para nos ajudar a entender como funciona ou como deveria funcionar a democracia.
O Doutor em sociologia política e professor de Direito da faculdade Unisecal de Ponta Grossa,Aknaton Toczek Souza,aponta algumas idéias de como podemos entender a Democracia.
“Podemos dizer que democracia é uma palavra vazia, poliformica …é difícil definir de forma objetiva”.
Segundo o professor, uma forma de nos situar onde há democracia é onde circula riquezas, – “um lugar onde não há clareza de como funciona, à uma tendência de pouca democracia”. explica.
O colunista e professor de Letras Edgar Talevi,traz outra ideia de como é possível fortalecer a democracia no país.
Toda democracia funciona e deve ser assegurada na forma da valorização e manutenção das Instituições do Estado democrático de Direito. Não se permita o arrefecimento da democracia pelo ataque às instituições, pelas chicanas e demonstrações de desprezo pelo Estado democrático de Direito, mas se comungue das expensas de desobstruções de pautas que, sabidamente, contemplem as individualidades e nutram o que de maior valor se pode erigir em uma sociedade, a saber, a experiência do ser quem quer que sejamos, em nossas diferenças e subjetividades,” diz.
O modo como a Democracia pode ser classificada, determinará como ela será aplicada.
Temos pelo menos três tipos básicos, sendo a Direta, a Participativa e a Representativa, sendo essas últimas aplicadas em nosso País.
Podemos afirmar que entre tantas histórias e acontecimentos, em nosso país, a Democracia tem sido aplicada de uma forma ampla e mais efetiva, após a queda da Ditadura Militar em 85,com o movimento Diretas Já.
A partir daí podemos sentir que houve uma melhora significativa de mais igualitarismo no país.
Citamos aqui uma constituição dos direitos humanos, temos um estado laico, reformas de governo e outras formas democráticas exercidas e fundamentadas.
Mas ela é totalmente efetiva e confiável?
Já vimos que não!.
Como foi dito, a Democracia precisa estar se reinventando, para poder ser cada vez mais efetiva.
Há falhas no sistema, e em um país enorme como o Brasil, muitos se aproveitam destas falhas,ocorrendo então uma contra-posição, e nessa, o significado da Democracia deixa de existir.