Coronavírus: saiba se é possível se contaminar recebendo encomendas
Por Daniela Mello
Uma das formas para evitar sair de casa, é fazer os pedidos online. Segundo especialistas, alimentos e embalagens podem transmitir o novo coronavírus, mas o risco é muito pequeno.
A maior preocupação, no entanto, é a transmissão da doença do entregador para o cliente, ou vice-versa, por conta do contato direto na entrega. Para tentar minimizar esses problemas, apps como o iFood disponibilizaram uma opção de entrega “Sem contato”, o que diminui os riscos de infecção.
Entregas dos Correios
Estudos apontaram que é possível que um pacote que seja entregue pelo correio chegue contaminado após passar por algum lugar que o vírus estivesse presente. No entanto, dependendo do material, o tempo em que ele permanece vivo pode variar.
Um artigo, publicado pela revista New England Journal of Medicine, descobriu que o vírus pode sobreviver por até quatro horas em superfícies de cobre e 24 horas em papelão. Já em plástico e aço inoxidável, esse tempo é maior e pode ser de até 72 horas.
Por esse motivo, tanto em entregas de comida, quanto de itens pelo correio, autoridades de saúde do mundo todo recomendam que as pessoas lavem a mão após manusear os produtos. Além de, obviamente, evitar levar as mãos aos olhos, boca e nariz antes de lavá-las.
O médico Hugo Reis trabalha na linha de frente do combate ao Covid-19 em Irati e explica que se os devidos cuidados não forem tomados, as encomendas podem sim chegar contaminadas. “Se não forem tomados os devidos cuidados da empresa fornecedora e do entregador, pode sim haver a contaminação”, explica o médico. Hugo acredita que permaneceremos na pandemia mais ou menos um ano e meio, pois, só estaremos imunes quando existir uma vacina com garantia de 100% de imunidade.
Cuidados gerais
Lavar as mãos com frequência e reduzir a distância de pessoas ao andar na rua, são as principais recomendações.
Em entregas gerais, tente manter certa distância do entregador. Muitos deles já renunciaram do sistema de assinatura para confirmar a entrega, o que significa que não será necessário tocar em um dispositivo ou caneta que muitos outros já manipularam.
Por fim, pode-se limpar muito bem o pacote recebido antes de abri-lo e lavar as mãos de forma correta, respeitando a regra dos 20 segundos, depois de descartar a embalagem do produto.
O médico Hugo Reis, também recomenda o aumento da imunidade para que se você se contaminar, seu corpo já tenha anticorpos suficientes para eliminar o vírus.