Consumo de água aumenta durante pandemia em Ponta Grossa e região

Em razão do isolamento social e das altas temperaturas recentes em várias regiões do Brasil, o consumo de água se elevou impactando a vida da população

Por Lucas Portela

O período de quarentena decretado pelo Governo do Estado no início de março, impactou a cidade de Ponta Grossa de várias maneiras, com o maior número de pessoas em casa e com a necessidade de limpeza constante por conta do perigo de contaminação do covid-19, a população tem gastado mais água do que o comum. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná(Sanepar), em comparação com 2019, o consumo residencial na cidade entre os meses de março e julho, aumentou em média 5%.

IMAGEM_HORIZONTAL lucas portela

Isso se atribui ao aumento no consumo de águaàs ações de prevenção à covid-19, que tem o ato de lavar as mãos frequentemente como uma das principais formas de evitar o contágio. A Sanepar identificou o aumento sensível no consumo de água, no último levantamento que foi no mês de março de 2020. O fato foi verificado na capital Curitiba e se repetiu em Ponta Grossa, onde o uso de água aumentou em aproximadamente 9% no primeiro trimestre do ano, logo após o início do isolamento social.

A produção do sistema de água da cidade vem suprindo a demanda de consumo, não havendo impacto no abastecimento para a população. Vale registrar que, com a ocorrência de chuvas acima da média histórica em Ponta Grossa no mês de agosto, a represa de Alagados recuperou seu volume e não há previsão de rodízio no abastecimento na cidade, afirma a Sanepar.

Cleide Maria Slompo Alves é moradora do bairro Oficinas e pensando no futuro, contou que até mesmo antes da pandemia, já reutilizava a água da chuva para os afazeres domésticos, visando a economia tanto para o planeta quanto para o próprio bolso. “Mas mesmo nesse período a conta de água subiu um pouco, a gente não sabe o motivo. Mesmo antes da pandemia a gente utiliza a água da chuva, para lavar as calçadas, roupas etc, e fazemos isso aqui em casa porque sabemos que um dia essa água vai acabar, então procuramos economizar o máximo pra ajudar o meio ambiente”, disse Cleide.

O consumo no Paraná

O consumo no mês de abril registrou a maior elevação do período, tendo aumentado 12,6% em comparação com abril de 2019. Na mesma época, no Paraná, o consumo aumentou em média 11%. Em algumas cidades, naquele mês o registro de aumento no consumo residencial foi maior ainda, como Piraquara, com aumento de 17,5% em abril, e Fazenda Rio Grande, com 16,4%.

O consumo no Brasil

O panorama geral do país indica que houve aumento no consumo de água, e com isso veio o reajuste dos valores na conta. Em São Paulo, o consumo de água aumentou 5% durante a pandemiae a empresa responsável pelo abastecimento na cidade já reajustou o valor da conta em 3%, segundo o site G1.

Comentários

comments

By admin

1.672 thoughts on “Consumo de água aumenta durante pandemia em Ponta Grossa e região”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *