(FOTO 01) Comércio empolgado com o movimento da Copa

Setores do comércio divergem sobre o movimento com os jogos do Brasil

Por Beto Gomes, Elder Scolimoski, Hurlan Jesus, Mateus Pitela

Nada vai fazer a geração presente esquecer o verdadeiro vexame dos 7 a 1 para a Alemanha, mas aos poucos o torcedor brasileiro começa a acreditar na seleção do Tite, que promete um bom desempenho na Copa do Mundo na Rússia.

O país do futebol se prepara para acompanhar os jogos do Brasil. Sebastião Ademir Maciel, gerente de um dos bares de Ponta Grossa, conta que estão com horário de atendimento diferenciado, ambiente decorado e algumas promoções acontecem durante os jogos. “Acreditamos que o comércio todo vai parar para assistir o Brasil na Copa e queremos atrair estes torcedores para cá”, disse.

Gerente salienta expectativa para a Copa
Gerente salienta expectativa para a Copa

Comerciantes aguardam um aquecimento na economia principalmente em dias de partidas do Brasil, quando a correria em supermercados, distribuidoras de bebidas e em açougues deve aumentar em busca de produtos de consumo durante o jogo. O empresário Cesar Chemin, proprietário de uma loja especializada em artigos esportivos e calçados, em Palmeira, acredita que o torcedor ficará motivado a partir dos primeiros jogos do Brasil. “A venda sempre começa após o primeiro jogo do Brasil. Ali que o brasileiro começa a se empolgar e entra no clima da Copa”, explicou.

No setor de eletrônicos e móveis houve um aumento nas vendas e os gerentes já comemoram o resultado que evento trouxe. “Com a aproximação da copa e a promoção da loja conseguimos vender em um único dia o equivalente a um mês”, declarou Raul Alves de Oliveira, gerente de uma grande loja do centro da cidade de Ponta Grossa.

Venda de televisores aumentam no período da Copa
Venda de televisores aumentam no período da Copa

O gerente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG), Rafael Ribeiro, acredita que ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, neste ano o comércio irá funcionar normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira. Para ele, a economia do país já não andava bem e após a recente paralisação dos caminhoneiros os brasileiros estão cada vez mais desacreditados. “Mesmo as lojas estando abertas a movimentação de clientes é muito baixa, e isso afeta comércio como um todo”, apontou.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em dias de jogos marcados para às 9 horas, o atendimento será das 13 às 17 horas;  já nos dias de jogos às 11 horas, o atendimento será feito das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16 horas; e quando os jogos estiverem marcados para o horário das 15 horas, o atendimento ao público será realizado das 9 às 13 horas.

Comentários

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *