Campos GeraisESPORTE

Ciclismo se apresenta com benefícios e desafios

Apesar dos diversos benefícios, o ciclismo também traz desafios e dificuldades.

A prática do ciclismo não é mais exclusividade da modalidade esportiva, a atividade sobre rodas tem se tornado cada vez mais comum em todo o território nacional, onde trilhas e ciclovias têm sido cada vez mais exploradas pelos praticantes. Em Ponta Grossa não é diferente, desde que as passarelas exclusivas para o tráfego de bicicletas foram instaladas, está sendo mais comum avistar ciclistas.

A prática começou como uma ação independente de entusiastas do esporte na região, com o apoio de  ciclistas e incentivo de diversos setores, como comenta o professor de Educação Física Mauro Ricetti. ” Aqui na cidade existe o circuito municipal, iniciativa da secretaria de esportes de Ponta Grossa e outros eventos são organizados por lojistas e pessoas ligadas ao ciclismo”, comenta.

O Brasil atualmente possui várias competições de diferentes modalidades do ciclismo, como a Brasil Ride Warm Up, Maratona das Araras, considerada a maior prova de Mountain Bike do país e realizada neste ano em setembro em Bonito, como conta o Portal de Notícias do MS.

Além da prática esportiva, o ciclismo tem se tornado uma alternativa muito mais acessível para cuidar da saúde física e mental, como é o caso de Rodrigo Rosa, praticante do esporte. “Pratico pela melhora da qualidade de vida, socialização com outros ciclistas e para enfrentar novos desafios”, comenta.

Apesar de tantos benefícios, o ciclismo também traz certas dificuldades para seus praticantes. Segundo Rodrigo, que pratica há apenas seis meses, a falta de respeito de motoristas torna o esporte um tanto quanto perigosa.

O Brasil, segundo o site da Redação Máquina do Esporte, detém um montante de aproximadamente 70 milhões de bicicletas, e a produção anual do produto é estimada em 2,5 milhões de unidades ao todo, o que mostra que cada vez mais pessoas estão buscando a possibilidade de pedalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *