BrasilCampos GeraisDestaquesMundoParanáPonta Grossa

As Produções e o Consumo de podcasts aumentam no Brasil

Por Alan Cristian

Estamos na “Era dos podcasts” que está apenas começando. Este modelo de mídia digital vem se adequando aos novos padrões de consumo de conteúdo digital a cada ano que passa.

Segundo dados apresentados no site Jornal da Paraíba, em 2020 o Top 3 do ranking dos países que mais produzem podcast é ocupado (de forma respectiva) por Brasil, Reino Unido e Canadá. A pesquisa Stateofthe Podcast Universe, que foi publicada pela Voxnest, que é uma empresa americana referência em dados para a indústria dos podcasts, mostra que a produção de podcasts no Brasil aumentou.

Até então, o país era conhecido como o que mais produzia, porém o país ainda não estava em primeiro lugar quando se trata de consumir o formato. matéria do site Negócios SC, aponta que entre 2018 e 2019 o consumo de podcasts cresceu em 67% no país, segundo dados levantados no estudo da plataforma digital Deezer.

 

alan2

 

No site Gente da Globo, há dados de uma pesquisa feita pelo Ibope em 2019, que mostra que a maior parte dos consumidores acessam os podcasts via aparelho celular, 75% da população para ser mais preciso. Outros 40% os acessam pelo computador, e 8% pelos tablets. Os podcasts em português foram os que mais cresceram em 103% desde o início desse ano. Em 2019 no site da Voxnest, o Brasil foi apontado como o “País do podcast”, sendo o segundo país que mais consome o formato, atrás apenas dos EUA.

De acordo com matéria escrita no site da revista IstoÉ, em 2020 o mercado de criação de podcasts no país é o que cresce mais rápido em todo o planeta, à frente da Inglaterra e Canadá. Dados mostrados no site Superplayer&Co, falam que, segundo a ABPod, os principais momentos de consumo são os tempos mortos como deslocamentos ou atividades domésticas, em que os consumidores estão em busca por conhecimento, aproveitando para se informar ou aprender.

Para falar mais sobre podcasts, um ouvinte foi entrevistado, Confira:

Danilo Siqueira Dubek (Aprendiz de Metalúrgica)

Redação:Que tipos de podcasts você mais escuta?

Danilo: Eu geralmente costumava escutar o 99vidas, que era mais voltado para o público gamer nostálgico. Também gostava de outros onde os participantes do mesmo também estavam envolvidos, como o jogabilidade podcast, por exemplo.

Redação: Como será o futuro do formato podcast no futuro? Na sua opinião.

Danilo: Possivelmente será como já existe. O Flow podcast praticamente conseguiu juntar duas coisas que não estavam muito em alta, e com isso fizeram funcionar. Além de que, quantos podcasts não surgiram na própria Twitchtv por conta disso? Talvez esse formato de podcast junto com live seja o futuro.

Redação: Quais podcasts você escuta hoje?

Danilo: Como eu mencionei antes eu gostava muito do 99vidas, mas hoje em dia prefiro muito mais ver os cortes do Flow podcast. Ou consumir alguns vídeos como se fossem um podcast.

Redação: Já que mencionouo costume de consumir vídeos como se fossem podcasts,você poderia falar o porquê?

Danilo: Pela imersão, existem alguns produtores de conteúdo que não necessariamente precisam da mídia de vídeo para passar uma mensagem, o carisma pesa muito nessa parte, de fazer o ouvinte se sentir confortável em ter apenas a voz. Além de conseguir se conectar com o conteúdo transmitido.

Redação: Já pensou em gravar ou participar de um podcast? Se sim, sobre o que?

Danilo: Eu gostaria sim, deve ser uma experiência interessante como qualquer outra, mas vem com a desvantagem de que, alguns assuntos não são apropriados para certos tipos de pessoas. Participar de um podcast sobre jogos, séries, ou até sobre áreas que tenho conhecimento, poderia dar certo, pois seria uma conversa interessante entre os participantes do podcast. Ou seja, estar em um podcast onde a conversa possa fluir naturalmente.

Redação: Você acha que consumir podcasts diariamente é uma tendência passageira ou algo que vai continuar?

 Danilo: Depende muito, eu acredito que a mídia de entretenimento está na vida das pessoas de qualquer forma, não é algo que se pode fugir. O podcast não vai acabar, assim como o rádio não acabou, mesmo com o surgimento da televisão, e cada mídia nova que surge se associa as outras de forma saudável, assim será com os podcasts, mesmo daqui a 50 anos, é possível que o formato ainda exista. Só não sei se será da mesma forma que conhecemos hoje.

Redação: Qual seria o tamanho ideal de um podcast? Para você.

Danilo: Eu prefiro podcasts mais longos, algo em torno de uma ou duas horas, que possa ser aproveitado aos poucos. Mas acredito que para o trabalhador comum que não possui tanto tempo disponível, é algo de em torno de 40 à 50 minutos.

Redação: O que você mais valoriza em um podcast?

Danilo: Valorizo muito o carisma de quem está falando. É a mesma coisa da televisão, o Silvio Santos é um sucesso duas vezes mais tempo que eu estou vivo, tudo isso pelo carisma dele. O mesmo vale para quem apresenta podcasts. Acredito que o carisma pode até mesmo salvar uma entrevista ruim.

Redação: O formato de comunicação do podcast é adequado para a educação?

Danilo: Sim, porém acredito que não no nível básico. Ensinar uma receita de bolo é algo fácil para um podcast, mas ensinar matemática seria algo bem mais desafiador.

Redação: Você acha que o podcast vai perder a relevância como o tempo?

Danilo: Acredito que sim, igual o caso do rádio que citei anteriormente, a relevância vai acabar caindo, até tempos atrás os próprios podcasts eram algo mais de nicho. Hoje em dia os mesmos são bem mainstream. Além de que, eu sinto que alguns canais no Youtube acabaram saturando algumas coisas que eu gosto, mudando muito a formula de produção de vídeos. O mesmo pode acontecer com os podcasts, apesar de ser mais difícil, já que qualquer um pode fazer um podcast, com amigos e um gravador de áudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *