Na última os acadêmicos do oitavo período do curso de Comunicação Social – Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia – UNISECAL visitaram a Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Ponta Grossa – Efapi/Feira Paraná e realizaram uma cobertura jornalística das atividades do evento de agronegócio que é considerado o maior do estado e que este ano, foi cediado no Centro de Eventos de Ponta Grossa.
Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula, aprofundando seus conhecimentos e principalmente tendo uma noção de como é o cotidiano do jornalista.
Cláudio Lima é aluno da instituição, está concluindo a graduação e contou sobre a experiência. “Eu acredito que esta seja uma oportunidade muito boa para trocar experiências e, acima de tudo, adquirir outras tantas, com profissionais tão requisitados que estão compondo este evento. A prática de nossos ensinamentos em sala de aula é sem dúvida, de grande valia para nossa formação’’, comentou o acadêmico.
Unindo Experiências
Além da experiência na prática de jornalismo, a visita a Feira Paraná propiciou aos alunos um aprendizado intensivo sobre as principais tendências e inovações no cenário agro para 2020. A turma teve contato e pode entrevistar diversos produtores rurais, expositores, empresários do ramo e especialistas do setor.
Já João Terluk participou das atividades práticas, fazendo a cobertura fotográfica. “A matéria de Comunicação e Agronegócio foi uma surpresa para nós. Contudo, estamos empolgados com o aprendizado e, poder ter este contato de pertinho com tudo o que o professor aplica em sala de aula é muito gratificante’’, contou Terluk.
Foram produzidas matérias com conteúdos para TV, rádio, web e redes sociais. Em todas as atividades, os alunos puderam contar com a tutoria e suporte do coordenador do curso, Helton Costa. “Esta foi uma atividade ainda como acadêmicos, aprendendo como entrevistar e se comunicar profissionalmente, se relacionando com suas fontes, mas nosso objetivo principal é fazer com que, futuramente, estes alunos voltem a um evento como este, representando os grandes veículos de comunicação’’, explanou o professor.
Metodologia que funciona
Durante os quatro anos do curso de jornalismo, esta não é a primeira vez dos acadêmicos fazem esse tipo de atividade. No decorrer do ensino, eles já tiveram a oportunidade de cobrir eventos educacionais, políticos e de entretenimento, realizando atividades de assessoria, com cunho social, entre outros. “Sempre que possível, a gente traz os alunos para eventos. práticos. É primordial que o jornalista esteja junto das suas fontes. Acredito que jornalismo de escritório ou só de sala de aula, não seja jornalismo. Temos que passar embasamento teórico aos alunos, mas o contato prático com a profissão sempre será fundamental’’, finalizou o coordenador.