Famílias são as bases sociais
Famílias são as bases sociais
Famílias são as bases sociais

Nascemos já integrados a uma sociedade, nossa família é o primeiro grupo ao qual nos integramos e com eles aprendemos a socializar e conviver.

A família forma o indivíduo e assim o cidadão. O modo com que aprendemos a nos relacionar com nossa família é o modo com que nos relacionamos com a sociedade. Sendo assim é o dever do núcleo familiar ensinar a boa convivência, a aceitação à diversidade e respeitar as regras/ leis.

Se compararmos a família e a sociedade em um exemplo, podemos dizer que os pais podem ser vistos como autoridades da lei, apresentam nosso direitos e deveres e punem quando essas são quebradas, no intuito de manter a ordem quando o bom senso de cidadão/filho falha.

A sociedade nos impõem regras, nos assegura direitos e nos cobra deveres, um bom cidadão segue os princípios da sociedade, fazendo o certo sem esperar retorno, visa o bem comum e não o individual. Nesse contexto mais um exemplo na família, a mãe ao fazer escolhas visa o bem primeiramente dos outros membros da sua família e por último o seu desejo, e escolhe o que contempla melhor o todo e não apenas ela.

Qualquer hábito da sociedade tem um exemplo nítido em nossa família, para o bem e para o mal e mesmo recebendo as bases da cidadania do meio familiar, depende de nós quando adultos e indivíduos plenos da sociedade corrigir as nossas falhas e aprimorar nossa visão de cidadania, sempre tendo em mente bem comum.

 

 

Comentários

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *