Campos Gerais

A Consolidação da gastronomia italiana na capital paranaense

Empresário da área comenta sua trajetória e os desafios da gastronomia italiana nos dias de hoje
Empresário da área comenta sua trajetória e os desafios da gastronomia italiana nos dias de hoje

Por Andrea Borges e Hurlan Jesus

Beto Madalosso, proprietário de restaurantes na cidade de Curitiba, fala sobre a tradição da comida italiana na capital, além de apontar os desafios da gastronomia italiana na cidade. Ele comenta que começou a atuar no restaurante desde os 16 anos de idade, passando por diversos setores dentro da empresa.

A necessidade de uma formação especializada e continuada:

Formado em administração de empresas e em gastronomia, além de ter feito pós-graduação em Nova York. Beto salienta que a especialidade na área e a formação continuada são de extrema importância para que os negócios possam ir bem, pois é necessário que o chefe de cozinha sempre faça uma ‘reciclagem’ para estar atualizarado nas tendências gastronômicas.

Conciliar a tradição com a modernidade

Manter o aspecto tradicional e conseguir manter-se atualizado é a receita para sua empresa estar meio século no mercado. Pois, segundo Madalosso, por mais que a gastronomia deva se aperfeiçoar ao longo do tempo é necessário manter aspectos tradicionais. Os clientes são dos mais variados tipos, o desafio sempre é agradar a todos os que frequentam o restaurante a longa data e os novos clientes.

A “nova gastronomia”

O empresário aponta um fator interessante no mercado gastronômico. Segundo ele, no início os restaurantes italianos tinham um perfil artesanal e com a globalização começou a ter um perfil industrializado. Porém, atualmente o mercado gastronômico brasileiro está voltando para o padrão artesanal. O que já é uma realidade na Europa: “O Brasil está atrasado em relação à Europa, lá já se busca uma valorização de pratos regionalizados, no Brasil isso ainda é muito novo”, explica.

Curitiba Italiana

Pelo fato de Curitiba ter muitos imigrantes italianos e os pratos de lá serem saborosos, a capital paranaense possui dezenas de restaurantes italianos espalhados pela cidade. Cada uma com suas especificidades.

Assim, esses restaurantes buscam inovar para agradar e chamar a clientela. Um dos grandes desafios para os donos de restaurantes italianos, segundo Beto, é buscar sempre um clima harmonioso entre os funcionários, atender sempre muito bem seus clientes e mesclar inovação e tradição na gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *