Por: Elisangela de Quadros, 2 Período.

O papel da escola é fundamental na prevenção contra o assédio escolar, seja ele entre professores e alunos, ou entre alunos.

Recentemente o colégio Cívico-Militar Frei Doroteu de Pádua, passou por momentos difíceis, após receber umadenúncia de assédio sexual, contra um professor de matemática. Pais e alunos realizaram protestos em frente a instituição, para que medidas fossem tomadas, e o autor do crime fosse condenado.

Após o ocorrido, a coordenação do colégio passou a tomar medidas de prevenção. Em conversa com a professora Fabiana dos Reis, foi possível perceber a preocupação com os alunos. “Eu sempre converso com todos, sobre qualquer assunto, sempre alertando que precisamos pedir ajuda”, afirma.

Várias outras escolas da cidade de Ponta Grossa, se solidarizaram com o caso, a exemplo do colégio Ceep, que uma vez por semana incluiu no currículo escolar palestras com especialistas, para auxiliar os alunos na prevenção. Mirna Santos, professora da instituição alega que, “nossa direção e equipe pedagógica, estão bem empenhadas em orientar em todos os sentimos, como: Prevenção, identificação, denúncias e legislação”. “Os alunos estão atentos e estão sendo orientados em como agir, principalmente seguindo as questões legais que envolvem o tema”,comenta.

Alerta

Se você viu ou passou por qualquer constrangimento, assédio, dentro ou fora do âmbito escolar, entre em contato com profissionais para que possa ser auxiliado da melhor maneira. Basta ligar no Disque 100, um serviço nacional de denúncias contra abusos e agressões contra crianças e adolescentes.

O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, onde as denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilidade.

 

Comentários

comments

By admin

705 thoughts on “Saiba como alertar os alunos sobre o assédio escolar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *