Conheça as políticas culturais de três candidatos de Ponta Grossa

Por Elisângela Schmidt

A sociedade é o reflexo de sua cultura, por isso é importante conhecer o que cada candidato tem a falar sobre a construção das políticas públicas culturais. Com a aproximação das eleições municipais, os postulantes à prefeitura iniciariam, desde o dia 27 de setembro, as campanhas eleitorais.

Os planos de governo estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no link http://divulgacandcontas.tse.jus.br. Nele é possível ver as propostas dos prefeituráveis. Em Ponta Grossa, são cinco candidatos, sendo eles Elizabeth Schmidt, pelo Partido Social Democrático (PSD), Edson Armando Silva pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Sérgio Luiz Gadini, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Márcio Pauliki, pelo Solidariedade, e Mabel Canto, pelo Partido Social Cristão (PSC).

Para conhecer melhor as propostas culturais deles, nossa equipe de reportagem conversou com três candidatos. As assessorias dos candidatos Mabel Canto e Márcio Pauliki afirmaram que a agenda estava lotada e não poderiam responder às perguntas.

candidatos

Abaixo você ouve as propostas dos candidatos Elizabeth Schmidt, Edson Armando Silva e Sérgio Luiz Gadini.

Na ausência das respostas do candidato Márcio Pauliki, foi realizada uma análise de suas propostas. Mabel Canto não apresentou plano de governo junto ao TSE.

São 16 propostas elencadas no plano de governo, destacamos as principais. Entre elas estão o retorno de algumas festas da cidade como a EFAPI, a München Fest, retornando aos moldes antigos com concessão à empresa de eventos interessadas no fortalecimento cultural, sendo realizada no Centro de Eventos.

Há também o retorno do carnaval de rua com parceria com a Liga das Escolas de Samba de Ponta Grossa através de recursos com empresas privadas. Execução de um evento anual promovido pela prefeitura da cidade de Ponta Grossa com o intuito de promover na cidade 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados tipos.

Em alguns momentos o candidato confunde cultura com entretenimento, como na proposta de “incentivar e promover o Campeonato de Som Automotivo via parceria pública privado em local apropriado e dentro de todas as normas técnicas de segurança e ambientais. Essa é uma nova tendência de competição de som.”

Várias propostas do candidato falam sobre ‘parcerias com empresas privadas’.

Comentários

comments

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *