Brasil está na 2º colocação de países com mais práticas de bullying no mundo

Por David Haandel

 O Bullying, existe quando há atos de violência repetitivos, emocional ou física, que são protegidos pela lei lei nº 13.185/2015, e acontece de forma virtual ou não.

Bullying  significa “tiranizar” “brigar” e acontece quando alguém humilha ou dispara ações violentas a um indivíduo, em grande parte, por suas características físicas. Geralmente, são indivíduos com um comportamento retraído, o que dificulta para denunciar, se expressar ou se posicionar contra.

DAVID 1

   O Brasil ocupa a 2º posição no ranking de crianças que mais sofrem bullying nas redes sociais, ficando atrás apenas da Índia. Revela a pesquisa realizada pela IPSO, com mais de 28.793 entrevistados em 28 países. Quando a violência é praticada dessa forma se dá o nome de cyberbullying.

    Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), um a cada dez estudantes sofrem, podendo ser alunos do fundamental ao médio, uma pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, revelou que pelo menos 19,8% declararam ter praticado qualquer ato repressor a algum colega.

  No Código Penal brasileiro, pode ser considerado crime de difamação, injúria, constrangimento ilegal, ameaça, incitação ao crime, entre outros. Os menores de 18 anos são sujeitados às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, a Constituição Federal prevê Direitos e Deveres Individuais e Coletivos que devem ser seguidos por qualquer cidadão.

  O combate ao Bullying é comemorado no dia 7 de abril, mas, é um assunto atual durante todo a ano. Se você conhece alguém que sofre ou agride, pode realizar as denúncia por meio do site,: denuncie.org.br . Ou disque 100, canal oficial dos Direitos Humanos.

Comentários

comments

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *