Por Dulce Pais

Com as crianças em casa por conta do isolamento social, muitas famílias foram obrigadas a se adequar com nova realidade.

dulce pais 1

Pai em período integral a nova realidade Foto: Dulce Pais

Com a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, muitos estudantes estão em casa com os familiares, que tentam conciliar o trabalho, as tarefas domésticas e a educação dos filhos.

Segundo dados do senso escolar,em 2019 havia 47,9 milhões de alunos matriculados na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) em todo o pais, nas redes públicas e particulares.

Para um bom aproveitamento dos alunos, algumas escolas mantém as aulas a distância via online, o que também representa um desafio para os pais, fazendo com que mude suas prioridades para suprir as necessidades dos filhos.

 Não é de hoje que as mulheres são socialmente responsabilizadas pelas tarefas domésticas como alimentação, compras e cuidado com os filhos. Mas agora, com a quarentena gerada pela a pandemia, a situação pode vir a piorarainda mais sobrecarregando as mulheres, que precisam conciliar a educação dos filhos com o trabalho.

Para a corretora de imóveis Silvia Vargas, está sendo uma “loucura”, trabalhando em Home Office desde 22 de março. Ela conta que precisa ter muita disciplina para poder dar conta de tudo. “ Tenho um filho de 7 anos, ele sempre quer estar no meu colo, fica me chamando para brincar toda a hora e nem a minha mãe pode me ajudar nesse momento, por estar no grupo de risco. Meu esposo sai cedo de casa para trabalhar e volta a noite, nesse momento eu tenho um tempo para mim, mas está sendo muito desgastante”, explica ela.

Essa realidade está refletindo no mundo masculino também. Para dar um suporte familiar e ajudar em casa, muitos homens estão mudando suas vidas. Essa experiência não está sendo nada fácil, destaca o segurança noturno Alexandro da Luz, pai do Gabriel de 5 anos. “Essa pandemia trouxe grandes consequências para nossa família, tivemos que mudar completamente nossa rotina. Trabalho à noite para ficar com ele durante o dia, já que minha esposa trabalha com vendas durante esse período”. Assim como ele, existem milhares de pais que estão se reinventado nesse momento tão difícil.

Ele conta que no primeiro mês foi mais complicado, pois, tudo aquilo era novidade já que o menino passava mais tempo na escola. “Bom, na verdade, no começo eu me desesperei. Dava comida, banho, ensinava no dever de casa, mas mesmo assim, ele me cobrava por mais atenção eu me reinventei como pai, aprendi muito com ele”, relata.

Assistir vídeo aula e fazer atividades com a professora pelo aplicativo Google Meet, é um novo método ensino durante o período emergencial. “Ajudo ele no que eu posso. Isso se tornou um desafio muito grande para mim, não tenho muita experiência com a tecnologia, mas nada como estar na sala de aula aprendendo com a professora mesmo”, completa Alexandro.

dulce pais 2

 Silvia aproveita a pandemia para ajudar o filho no dever de casa Foto: Dulce Pais

A psicóloga e pedagoga Silvana Bitencourt Ribas diz, “que para o desenvolvimento saudável das crianças é necessário que os pais coloquem disciplinas nos horários dos filhos, para que eles possam entender o momento para cada atividade e que deixem um período do dia para interagir com as crianças, pois longe da escola, elas também estão longe dos amiguinhos para brincar”. “Com isso elas podem se sentir sozinhas de sem estímulos trazendo consequências ao crescimento físico e mental da criança ou adolescente” revela.

Comentários

comments

By admin

844 thoughts on “Com os filhos em casa, pais enfrentam os desafios da pandemia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *