Foto: Fábio Pinto

Professor João, primeiro diretor da instituição, conta com muita alegria e emoção os primeiros passos de um dos mais importantes colégios da região dos Campos Gerais.

Por Fabio da Silva

Aos 78 anos de idade, o professor João Maria Oliveira, concedeu entrevista ao jornalismo do Nova Pauta. Sentado em um velho banco na praça em frente à escola, ele relembrou os anos em que foi diretor e como se tornou um dos fundadores de uma das mais emblemáticas instituições de ensino do município.

joão maria 5
Foto: Fávio Pinto

Após ter se aposentado, há quase 30 anos pelo o estado, quando lecionava no colégio Presidente Kennedy de Ponta Grossa, ele recebeu convite dos diretores do Sepam da Cidade e do professor Osni Mongruel, para se juntar a eles. “Fui convidado a fazer parte da coordenação fizemos um bom trabalho, e nesse período surgiu um possibilidade de abrir a escola em Castro”, contou ele.

A oportunidade surgiu quando as irmãs do Colégio São José estavam encerrando as atividades no município e voltando para a Capital do estado, antes disso ofereceram ao Sepam se não tinham interesse de trazer a marca à cidade. Em 3 de Setembro 1993, junto com os irmãos Odeni e Osni Mongruel, começaram a dar os primeiros passos para firmar a nova escola. Em fevereiro de 1994 o Sepam inaugura em Castro. “Conseguimos montar uma equipe fantásticas de professores, e demos o pontapé inicial para começar o ano letivo”, disse.

Questionado sobre as adversidades quando começou como diretor, nos primeiros meses ele foi contundente em dizer que foi o ensino em EAD. “Os pais não estavam acostumados com essa modalidade de ensino”, e acrescentou que “toda semana tinha um reunião com eles para explicar o que era aquela novidade, eles queriam um final de semana de folga”, disse ele aos risos.

Por fim, João se mostrou muito satisfeito com os seus oito anos de gestão, completando que hoje já não tem mais tanto contato com o colégio, mas que ficaram as amizades. Perguntado sobre o sentimento que tem, não teve dúvidas.“ Orgulho, muito orgulho, hoje saio na rua e vejo meus ex-alunos, médicos, doutores, engenheiros, é um orgulho de pai”, terminou ele emocionado.

Comentários

comments

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *