Instituições ao redor do mundo tentam trazer novas alternativas de integração para seus alunos e profissionais utilizando ferramentas virtuais, como os aplicativos

Por Gabriel Cruvinel

Universidades, sejam elas públicas ou privadas, costumam ter muitos alunos e às vezes possuem grandes campi. Ao entrar nessa nova realidade universitária, muitos acadêmicos sofrem para se localizar e se integrar com outros frequentadores. Pensando nisso, algumas instituições de ensino superior passaram a utilizar da tecnologia para tentar auxiliar nesse processo de adaptação.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2017, 98,7% das pessoas têm acesso à internet pelo celular, essa realidade existe também no meio acadêmico, no qual a maioria dos estudantes utiliza os smartphones para se conectar à internet.

Pensando nessa facilidade de comunicar-se, a Universidade de São Paulo trouxe diversos aplicativos oficiais da instituição, sendo que o último lançamento deles é o Guia USP. O aplicativo contém mapas da USP com a localização das faculdades, bancos, restaurantes e pontos de ônibus. O aplicativo abre com o mapa do campus onde o usuário se encontra apontando a sua localização e então o utilizador pode traçar rotas, obter informações e inclusive telefones de pessoas e órgãos da instituição.

Além do mais recente, a universidade dispõe também de mais oito aplicativos: Cardápio USP, e-Card, Bibliotecas USP, Campus USP, Jornal da USP, Disque Trote USP, Painel Gestor USP e Entreartes. Sendo o último, um aplicativo que disponibiliza atividades culturais e suas informações e permite o acúmulo de pontos virtuais que podem ser trocados por recompensas.

Imagem: Captura de tela da loja de aplicativos do sistema Android ao pesquisar os aplicativos da Universidade de São Paulo.
Imagem: Captura de tela da loja de aplicativos do sistema Android ao pesquisar os aplicativos da Universidade de São Paulo.

Já na região nordeste, três alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) resolveram criar um aplicativo similar, no qual é possível localizar pontos da universidade, acessar o cardápio do Restaurante Universitário e até uma troca de mensagens entre alunos de todos os cursos no chat.

 

Instituições de Ponta Grossa também estão dentro dessa realidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também adota sistemas interativos com seus acadêmicos. Professora Luciane Navarro, assessora de imprensa da UEPG, comenta que a Universidade possui o FUI, que é um aplicativo com função de localização do acadêmico dentro dos campi. Também a UEPG tem um novo site que é responsivo (site flexível, se encaixando no dispositivo do usuário – PC, celular, tablete etc.) com os serviços acadêmicos. Além do SAVE (Software de Avaliação Emocional), auxiliando o atendimento psicológico da comunidade acadêmica.

UEPG também adere de apps para seus estudantes. Imagem: Fábio Silva
UEPG também adere de apps para seus estudantes. Foto: Fábio Silva

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) trouxe aos seus estudantes e colaboradores a Liga UniSecal. O aplicativo inicialmente foi testado com alunos selecionados, posteriormente aberto a convites para os outros alunos. Hoje, a liga conta com 156 participantes divididos entre funcionários e estudantes (Veja matéria abaixo).

Celular com o aplicativo da Liga UniSecal. Imagem: Fábio Silva.
Celular com o aplicativo da Liga UniSecal. Foto: Fábio Silva.

 

 

Áudio completo da entrevista com a Professora Maria Fernanda Cordeiro.

Áudio completo da entrevista com a Pró-Reitora da Unisecal – Rúbia Andrade Aguiar

Sociólogo destaca essa interação

Para o sociólogo pontagrossense Daniel Frances, todos esses aplicativos são totalmente úteis. Apontando que é necessário ter um administrador/mediador responsável, para que não existam possibilidades para pessoas más intencionadas não tenham acesso e torne esses softwares um problema, ainda mais num “mundo de fake news” como diz o Sociólogo.

Daniel também aponta o uso sensato por parte dos indivíduos desses apps, para o não uso de informações falsas, e tratem a utilização desses meios de maneira responsável.

Sociólogo, Daniel Frances acha importante esses softwares. Imagem: Fábio Silva.
Sociólogo, Daniel Frances acha importante esses softwares. Foto: Fábio Silva.

 

 

 

Comentários

comments

By admin

2 thoughts on “Universidades investem em tecnologia para maximizar a experiência da comunidade acadêmica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *