Por Geovani Correia e João Paulo Martins
Enedina Alves Marques
Nascida em Curitiba no em 13 de janeiro de 1913, faleceu em 1981 também na capital paranaense,é uma engenheirabrasileira. Formou-se em Engenharia Civil em 1945 pela UFPR, entrando para a história como a primeira mulher a se formar em engenharia no estado e a primeira engenheira negra do Brasil. Em 1940, ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná.
Em 1946, foi exonerada da Escola da Linha de Tiro, no Juvevê, e torna-se auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas. No ano seguinte, é descoberta pelo governador Moisés Lupion, que a desloca para o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica.
Foto: Divulgação
Fernando Luiz Roza
Conhecido como Fernandinho nasceu na cidade de Londrina no dia 4 de maio de 1985 é um futebolista brasileiro.Fernandinho deu os primeiros passos no futebol em 1999, aos 13 anos, no PSTC de Londrina. Estreou pela Seleção Brasileira principal em 10 de agosto de 2011 em partida amistosa contra a Alemanha, e em 7 de maio de 2014, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo FIFA de 2014 que foi realizada no Brasil. Clube atual do jogador é o Manchester City da Inglaterra.
Foto: Divulgação
José Kléberson Pereira
Nasceu em Uraí em 19 de junho de 1979, é um futebolista brasileiro, iniciou sua carreira no PSTC, clube de Londrina e, em seguida, passou às categorias de base do Atlético Paranaense.Suas boas atuações no Atlético o levaram à Seleção Brasileira, no ano seguinte, a ser incluído entre 23 jogadores chamados por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2002.
Foto: Divulgação
Bento João de Albuquerque Mossurunga
Nascido na cidade de Castro, 6 de maio de 1879, faleceu em 23 de outubro de 1970 maestro e compositor brasileiro.Bento era filho do tabelião João Bernardes de Albuquerque e de Graciliana Reis de Albuquerque, em 1895 foi para Curitiba estudar piano e violino no Conservatório de Belas Artes, fundou a Sociedade Orquestral Paranaense. Em 1947, seu Hino do Paraná, composto em 1903, tornou-se o hino oficial do Estado.
Foto: Divulgação
Carmen Queiroz
Cantora Carmen Queiroz nasceu na cidade de Cornélio Procópio, no norte do Paraná. Se apresentou ao lado de nomes consagrados da MPB como Nelson Sargento, Beth Carvalho, Inezita Barroso, Délcio Carvalho,Luiz Carlos da Vila, Sombra, destacando o show em homenagem a “Zumbi dos Palmares”, no Teatro Municipal de São Paulo ao lado de Martinho da Vila.Mudou-se para São Paulo em 1982, buscando profissionalizar-se, nos anos oitentas tocou também no Bom Motivo (SP).
Foto: Divulgação
Herivelton Oliveira
Jornalista paranaense com 26 anos de experiência no telejornalismo, passou recentemente por uma mudança drástica na carreira. Após trabalhar por quase três décadas como âncora do jornal da RPCTV, Herivelto assumiu um novo desafio a frente do jornal matinal da RICTV.
Trabalhou no terceiro ano da faculdade na assessoria de comunicação da Rede Ferroviária Federal. Trabalhou na TV Curitiba durante três meses e foi chamado pra fazer férias na RPC, onde acabou trabalhando por 26 anos.
Foto: Divulgação
Escola de Samba Colorado
Em ritmo de futebol em meados dos anos de 1940 surge em Curitiba a primeira escola de samba de Curitiba. Era a Colorado, na época também composta por ex-jogadores e diretores do Ferroviário, que no futuro veio a adotar o mesmo nome do grupo carnavalesco, antes de se tornar Paraná Clube.
A relação com o clube da Vila Capanema se tornou ainda mais próxima em 1949. Após serem desabrigados do antigo local de ensaio, a escola de samba foi acolhida no Estádio Durival Britto e Silva. Em troca ficou a condição de apoiar ao Ferroviário nas arquibancadas.
Foto: Divulgação
Palminor Rodrigues Ferreira
Apelidado de “Lápis” foi um cantor e compositor popular paranaense, nasceu a 5 de outubro de 1943, faleceu em 1978, vigésimo primeiro filho – caçula, nasceu com lesão cardíaca.Com 12 anos tocou pandeiro na Rádio Marumbi. Seu irmão Lalo, também músico, presenteou-o com um violão.Foi o primeiro cantor/compositor a depor no Museu da Imagem e do Som. Obteve classificação por duas vezes consecutivas no Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro. Lápis também gravou um LP, “Dia de Arlequim” e com o conjunto “Bitten-4”, formado por Fernando, Anadir e Dalton, gravou “Manhã de Sol” – na Sam Jazz Quintet, de Curitiba.
Foto: Divulgação
Jairo da Silva Nascimento
Jornalista, 27 anos formado pela Uninter (2009) e rádio pela Tuiuti (2011) é o atual apresentador e repórter do programa Plug (RPCTV). Ele já foi assessor de imprensa, produtor da ÒTV.
Ele declarou em entrevista já ter sofrido e que em uma rádio onde trabalhou foi vitima de racismo por parte da diretora. “Hoje, ela é ex-diretora e eu apresento o Plug”, afirmou.
Foto: Divulgação
Marcilene Garcia de Souza
Diretora do Núcleo de Pesquisa do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDEHA) e diretora do Instituto de Pesquisa do Afrodescendência (IPAD Brasil) mais conhecida como Lena foi a primeira mulher negra a se formar em Ciências Sociais na cidade de Curitiba a se tornar doutora em Sociologia.
Foto: Divugação
Comentários comments
Navegação de Post