Por: Elena Silva
A Inteligência Artificial (IA) desenvolveu em máquinas a capacidade de aprenderem, pensarem e decidirem similarmente aos humanos. E o lançamento do ChatGPT- (sigla para “transformador gerador pré-treinado”, em inglês), promete um salto no contato humano versus máquinas. O Chat auxilia seus usuários em diversos tipos de atividades, desde um roteiro de viagens a planejamentos profissionais.
A influência de inteligências eletrônicas está presente de diversas formas em nosso cotidiano, entre elas E-commerce quando você busca por um produto e depois começa a receber recomendações sobre o mesmo. Assistente virtual como Alexa e Google Assistente que realiza atividades como pesquisas, compras por voz e podem até conversar com você. Aplicativos de rotas, também utilizam este mecanismo de inteligência.
O ChatGPT é um recurso de IA que simula a linguagem humana. O Chat foi criado pela OpenAI, desenvolvida por Elon Musk nos Estados Unidos e é uma plataforma de conversação. Recentemente a criação e o uso do ChatGPT vem causado diversos questionamentos sobre estipular limites sobre o uso da inteligência artificial, mas é inegável o sucesso que o Chatbot está fazendo.
Para Eduardo Henrique Lopes (31), usuário do ChatGPT, o motivo para tamanha repercussão da plataforma, são as inúmeras atividades que ela pode realizar como: a criação de textos autônomos com precisão, roteiros de viagem, planejamentos de reuniões, entre outras . E segundo Carlos Eduardo Gaioski (26). técnico em informática e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o ChatGPT é uma ferramenta capaz de evoluir sem necessariamente ter uma intervenção humana. Ele acrescenta que o ChatGPT também pode auxiliar na vida profissional e pessoal de seus usuários criando listas de rotina produtiva, indicando livros, resumos, jogos, atividades físicas, treinamentos e especializações. É possível também gerar conteúdo de e-mail automaticamente, aperfeiçoar códigos de programação e fazer inúmeras melhorias em diversas áreas de atuação.