O evento aconteceu no dia 01 de outubro na UniSecal e contou com autoridades na área de Direitos Humanos e Cidadania
Por: Bianca Haile
Na última terça-feira (01), o Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) sediou o II Seminário de Direitos Humanos e Cidadania. As palestras se dedicaram a conscientização do papel dos Direito Humanos, essenciais para garantir a dignidade e integridade das pessoas.
A professora Perla Cristiane Enviy comentou sobre o evento. “Proporcionou um espaço rico de diálogo e reflexão, onde alunos e professores, juntos, puderam debater questões fundamentais relacionadas aos direitos humanos e à construção da cidadania, fortalecendo o compromisso da comunidade acadêmica com a transformação social” esclareceu.
A programação incluiu quatro palestras, apresentadas por especialistas em Direito, que ocorreram no período da manhã, às 9h, e à noite, às 19h. Também foi realizada a exposição do curso de Direito da UniSecal, intitulada “Por onde andam os seus sapatos”.
Palestras
A primeira palestrante foi a delegada Ana Paula Cunha Carvalho, que abordou a tese “Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes no Ambiente Escolar”. Ana Paula é bacharel em Direito e atualmente atua como delegada do NUCRIA em Ponta Grossa.
A professora Susana Maria Bartmeyer, bacharel em Direito pela UEPG e especialista em Direito da Mulher, apresentou o debate “Direitos Humanos das Mulheres: Evolução Histórica e Desafios Atuais”.
A palestra “A Resistência Histórica à Garantia de Direitos Humanos às Pessoas Desviantes do Padrão Social de ‘Normalidade’ no Brasil Contemporâneo” foi conduzida por Thais Boa Morte, bacharel em Direito e vice-presidente da Comissão de Direito Digital da OAB.
O tema proposto pela professora Maria Cristina Rauch Baranoski foi “Direitos Fundamentais e a Realidade da Inclusão Social das Minorias”. Maria possui doutorado em Ciências Sociais e Aplicadas e graduação em Direito, e atualmente é professora no Departamento de Direito Processual e no Programa de Mestrado da UEPG.
Confira as fotos das palestras por Bianca Haile:
O projeto de extensão do Curso de Direito, intitulado “Por onde andam os seus sapatos”, foi desenvolvido pelas professoras Renata Young Blood e Glaucia Mayara Niedermeyer Orth.
As coordenadoras explicam que o objetivo do projeto é fazer com que os visitantes “vistam a dor do outro”, inspirado no “Empathy Museum: A Mile in My Shoes”, de Londres. A exibição apresenta pares de sapatos de voluntários, acompanhados de suas experiências de vida, escritas ou acessadas via áudio por QR Code, visando despertar o sentimento de empatia nos participantes. A exposição está aberta à visitação das 19h às 21h, até o dia 4 de outubro, na sala 105 da UniSecal.
O sucesso do Seminário de Direitos Humanos e Cidadania evidencia o compromisso da UniSecal com o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e participativa. Este evento representa um marco importante, deixando como legado o fortalecimento dos laços acadêmicos e a certeza de que, juntos, podemos contribuir significativamente para a construção de um mundo melhor”, concluiu a professora Perla Cristiane.
Confira as fotos da exposição por Bianca Haile:
Leia também como é o Direito Penal no Brasil.