Por Milena Batista e Ana Júlia Cardoso
Competição une diferentes cursos e instituições, incentivando inclusão e espírito esportivo
O Centro Universitário Santa Amélia – UniSecal, promoveu a mostra de jogos interclases Unisecal 2024, nesse sábado (14), em parceria com a Associação Recreativa Homens do Trabalho (ARHT), em Ponta Grossa. O evento contou com a participação de atletas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Cescage, além de graduandos e ex-alunos da Unisecal.
A competição teve início às 9h da manhã desse sábado e seu último jogo aconteceu por volta das 19h30. Fizeram parte dos Jogos Unisecal 2024 as seguintes modalidades: futsal masculino e feminino e voleibol misto.
Para a aluna do curso de pedagogia da UniSecal, Erika Costa, a inclusão é muito importante no esporte. “A coisa mais importante do futsal feminino é a inclusão das mulheres em uma modalidade que é tão denominada como masculina”.
O treinador da equipe XIX de setembro, da UEPG, Gustavo Lara, afirma que o torneio é algo fundamental. “Além de promover e incentivar o esporte, a competição traz a integração e a união. Tendo o âmbito esportivo, é possível tirar os jovens da rua, mantê-los na escola e fazer com que eles tenham uma vida social melhor”.
O diretor da atlética AAAZ e aluno de Direito da Unisecal, Gabriel Cabral, também destacou a importância do evento para fortalecer a relação entre os alunos e a atlética. “A realização de ações como essas é de extrema importância para melhorar a interação entre os alunos dos diferentes cursos da UniSecal. Além disso, essas iniciativas incentivam o fortalecimento dos laços entre os estudantes e a atlética AAAZ, despertando o interesse em participar, seja como diretoria ou como atletas.”
Gabriel ainda reforçou o impacto positivo das competições na construção de amizades duradouras e no desenvolvimento do trabalho em equipe. “Durante os jogos, os alunos têm a oportunidade de se unir, muitas vezes formando times com pessoas que não conheciam anteriormente. Essa experiência não só resulta em equipes fortes nas competições, mas também promove amizades que se mantêm ao longo do ano na faculdade.”
Foto: Milena Batista