Por: Maryellen Ferreira Nogaretti
A vacina desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) se mostrou eficaz nos testes iniciais com camundongos.
No dia 23 de setembro cientistas da UFPR anunciaram o progresso da vacina nos testes iniciais em camundongos. O imunizante se mostrou eficaz sendo aplicado em duas dozes.
Foto: Arquivo UFPR
Segundo os pesquisadores os animais foram divididos em três grupos, o primeiro recebeu imunização com partículas do polímero bacteriano polihidroxibutirato (PHB); O segundo grupo recebeu a mesma medicação juntamente com Adjuvante de Freud e o terceiro recebeu apenas o PHB. 20 dias depois a segunda dose foi aplicada e os resultados vieram de forma positiva. O grupo imunizado com antígeno ligado ao PHB teve respostas superiores aos demais.
O desenvolvimento começou a cerca de três meses e tem sido através da nanotecnologia, que estuda pequenos fragmentos de átomos e moléculas. A vacina foi formulada a partir de um fragmento viral que em contato com o corpo pode ativar o sistema imunológico.
Uma segunda bateria de exames será realizada para comprovar se o vírus da covid-19 foi neutralizado, se os resultados forem novamente positivos iniciarão os testes em humanos.
Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR/Divulgação