CulturaPonta Grossa

Qual a música tradicional de Ponta Grossa?

Por: Gabriel Cabral

Ponta Grossa entrou, definitivamente, para o ‘hall’ dos grandes festivais de música do Brasil com o festival de música da cidade. O evento iniciou em 2008, com oficinas e recitais voltados à música instrumental e erudita.

Os dados são apresentados pela secretaria de Cultura da cidade, ainda segundo a mesma, o Festival de Música tem o objetivo de promover um intercâmbio cultural, difundido a música para toda a população da região dos Campos Gerais, além de promover a cidade de Ponta Grossa como destino turístico e cultural.

Porém, não para por aí as realizações musicais da cidade, pois, a mesma foi destaque em 18 de dezembro de 2020, quando o coro da cidade foi destaque internacional ao interpretar a canção “Poentes da Minha Terra”.

A poesia escolhida pelo grupo musical foi criada pela escritora ponta-grossense Anita Philipovsky.

Com toda essa representatividade musical que a cidade anda tendo, uma dúvida surgiu, Ponta Grossa tem alguma música típica?

Para responder essa pergunta, o jornal nova pauta foi falar com os músicos da cidade para descobrir se existe uma música que represente a cidade.

 “Eu acredito que não, claro, nós temos o hino da cidade e também as músicas mais cívicas, porém não acredito que haja mesmo.”, comenta Rafael Novossad, professor de música no Conservatório Maestro Paulino há cinco (5) anos.

Com a decisão da prefeitura de permitir a volta dos bares e das baladas com ‘shows’ ao vivo, muitos cantores estão se reinventando para fazerem sucesso e trazer o público de volta ao local de diversão dos ‘shows’ e festas.

Pois, o mundo da música, especialmente para quem é cantor é um ramo difícil, especialmente quando pessoas mais “tradicionais” pedem para os músicos tocarem ou cantarem a música típica de sua cidade.

Porém, será que em Ponta Grossa isso acontece?

“Não, nunca me pediram para tocar isso durante os meus ‘shows’. Ponta Grossa tem todos os estilos de música, mas música típica da cidade não existe, até onde eu sei.”, ressalta Rogério Salles, cantor há 11 anos.

Enquanto não é criada uma música típica para Ponta Grossa, o povo vai aproveitando os demais estilos de músicas, em bares e baladas. Com isso, as pessoas vão bebendo, dançando e se divertindo ao som dos ‘hits’ do momento, as músicas que são as mais tocadas e pedidas pelo público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *