Programa da prefeitura municipal de Ponta Grossa Castramóvel dificulta procedimentos por conta de burocracia.

Por Dulce Pais

Um dos cachorros de rua após a adoçãoDulce Pais hoje 1

No dia 29 de setembro de 2020 foi sancionada a lei que protege os animais, número 1.095/ 2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou machucar animais. Conforme a legislação, a pena agora vai para dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição da guarda de novos animais. A nova emenda modifica o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais a qual previa pena de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

Segundo a advogada e protetora de animais Carmen Zambiasi, foi uma grande conquista.“ Eu considero isso como uma grande vitória, mas ainda não é suficiente, porém, o abandono de animais ainda é muito grande. A população deveria se conscientizar mais, o estado poderia facilitar procedimentos de castração aos animais para pessoas menos favorecidas”, relata.

A Prefeitura de Ponta Grossa conta com um programa chamado Castramóvel, onde os animais são castrados em mutirões gratuitamente. No entanto nem sempre funciona. Segundo a dona de casa Maria Carolina Borges, o projeto é uma “ ilusão”. “Eu precisava castrar minha cachorra, e não tinha como pagar o procedimento no particular que custa R$ 600, então pedi ajuda na prefeitura, onde me pediram para comprovar uma renda mensal de R$ 70 e que faço parte de algum tipo de assistencialismo do governo. Com eles dificultando assim, fica complicado”, desabafa ela.

O Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), explica que conta com a ajuda de muitos voluntários para dar conta dos cachorros que chegam em estado de calamidade no local, porém, na pandemia as ocorrências multiplicaram em relação aos gatos.

Ana Luísa Severo, é protetora de animais e atualmente cedeu uma casa que recebeu por herança de família, para abrigar gatos abandonados e com risco. Ela conta sua experiência e satisfação do resultado de sua atitude. “No começo foi complicado. Eu tinha mais de sessenta gatos para dar conta. Depois, meninas voluntárias me procuraram para poder ajudar e isso foi muito bom. Chegavam gatinhos filhotes com fome, sem a mãe; gatos machucados e infelizmente tinha vezes que nada mais poderia ser feito. Fazemos tudo o que podemos para salvar esses animais e depois doamos para quem realmente vai amar e cuidar desses bichinhos. Ele vai para o adotando já castrado para evitar a multiplicação indevida”, conta Severo.Dulce Pais hoje 2

Situação de um gato abandonado recentemente

Comentários

comments

By admin

7 thoughts on “Protetores de animais se mobilizam para resgatar animais abandonados durante a pandemia”
  1. Hello tto all, tthe conjtents exzisting at ths weeb siye are
    truly amazing for people experience, well, keep uup the good
    woirk fellows.

  2. constantly i used too read smaller content
    which also clea theiir motive, and that is also happening with this paragraph which I am reading
    here.

  3. Heey aree using Wordprss for your site platform? I’m new to thhe bkog world but I’m trying
    too gett started aand create myy own. Do you require anyy coxing expertise
    tto make your own blog? Any hdlp would bee relly appreciated!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *