Por: Ana Júlia Cardoso e Milena Batista
O projeto de extensão da disciplina do curso de jornalismo da UniSecal tem como objetivo a inclusão social através da gravação de audiobooks. Em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi), que presta auxílio a deficientes visuais na cidade de Ponta Grossa, o projeto busca beneficiar alunos cegos e com baixa visão, proporcionando acesso à literatura e à cultura.
O projeto trabalhou com duas histórias: a primeira, mais educativa, “Venha Conhecer o Paraná” da escritora Jacqueline de Matos, e a segunda, mais infantil, “A Galinha que Queria Ser Perfumista” da escritora Dione Navarro, que depois serão apresentadas para os alunos da Apadevi.
A Inspiração por Trás da “Galinha Perfumista”:
Dione Navarro, autora do livro infantil “A Galinha que Queria Ser Perfumista”, relata que a história surgiu durante um fim de semana na casa de sua irmã em Guarapuava, onde observou uma galinha que se comportava de maneira diferente das outras galinhas. “Ela não se interessava por botar ovos ou cuidar dos pintinhos, mas sim por cheirar o perfume das flores. Eu nunca tinha visto uma coisa dessas!”, conta a autora.
Inspirada pela ave e pelas interações entre os animais do sítio, Dione criou a história. “Cada personagem representa um comportamento típico dentro de uma comunidade”, explica. O pavão Ruizão, por exemplo, simboliza a figura dominante, enquanto à patinha Quequé, percebi que uma das patas não entrou na água durante todo o período em que escrevi o livro. Então, decidi que a personagem não iria gostar de tomar banho.
Para a autora, a maior recompensa foi ter o livro traduzido para o braile em parceria com a APADEV. “Para nós, a inclusão social é a maior felicidade que se pode ter como escritora.” , afirma Dione.
Venha Conhecer o Paraná: Uma Celebração da Cultura Paranaense
A obra “Venha Conhecer o Paraná”, da escritora paranaense Jacqueline de Matos, é uma celebração da rica cultura do Paraná, cuidadosamente narrada pelos alunos da UniSecal. Jacqueline compartilhou a emoção e os desafios ao transformar a diversidade cultural do estado em uma narrativa acessível. “É emocionante e muito importante porque todos têm direito ao saber, e esse trabalho vai beneficiar as crianças, permitindo-lhes conhecer e expandir seus horizontes”, afirmou a escritora.
Segundo Jacqueline, a obra não apenas descreve a beleza e as tradições do estado, mas também incorpora elementos visuais importantes para a história cultural do Paraná. A escritora enfatizou a inclusão de mensagens visuais, como as ilustrações dos rostos de figuras icônicas da literatura paranaense, Helena Kolody e Paulo Leminski.
Quer conhecer mais sobre as escritoras? Então, ouça o nosso podcast.