Por: Elena Silva
Respeito, disciplina e superação são os princípios da arte marcial chamada Muay-Thai. Além de ser uma prática esportiva que auxilia na melhora do condicionamento físico, força, resistência e capacidade respiratória, o esporte também colabora com a saúde mental do praticante através do companheirismo, amizade e superação de limites.
A técnica surgiu há mais de 2.000 anos e foi desenvolvida pelos tailandeses para proteção e defesa do seu território. A luta se difundiu pelo país e além dos objetivos militares, começou a ser praticada como esporte pela população. Em 1979 a técnica chegou ao Brasil através de Nelio Naja, que introduziu o Muay-Thai em Curitiba.
De acordo com a Confederação Brasileira de Muay-Thai, por ser um esporte de contato o quesito mais importante da arte é a filosofia de vida que oferece aos praticantes, pois desenvolve confiança, amizade, companheirismo, superação de limites, disciplina e respeito ao próximo.
Segundo Marco Roberto Gomes, instrutor de Muay-Thai desde 2010 os alunos adquirem mais flexibilidade, agilidade e ganho de força. De forma efetiva o esporte desenvolve o condicionamento físico do indivíduo, através de força, resistência muscular, melhora do sistema cardiorrespiratório e melhor funcionamento de todo o organismo.
Para Maria Olinda de 55 anos, os benefícios são diversos: para mente, corpo e alto-estima, pois relata ter a vida transformada após o início da prática.
A instrutora de Muay-Thai Lilian Batista de 34 anos ressalta a importância do esporte para a saúde mental, pois combate a depressão e a ansiedade. Para Lilian a luta como esporte auxilia diversas mulheres para sua defesa pessoal e empoderamento feminino.