A desatenção na hora do descarte pode ressaltar em várias complicações

Na composição de pilhas e baterias são encontrados diversos tipos de metais pesados que são extremamente perigosos a saúde humana, além de representarem riscos de contaminação do solo e da água, dependendo do lugar onde forem descartados. Por isso é importante na hora de se livrar das pilhas e baterias não jogar junto com o lixo comum.

O correto é levar estes tipos de resíduos a um ponto de coleta próprio. Em Ponta Grossa há vários locais, geralmente localizados em supermercados como Tozetto, Condor e Atacadão. Outros pontos de coleta podem ser consultados em um próprio site que a prefeitura disponibiliza.

Algumas pessoas tem o hábito de descartar estes resíduos. “ Eu descarto pilhas e baterias pelo menos uma ou duas vezes ao ano, dependendo da quantidade que tenho separado em casa, pois uso bastante o rádio a pilha que tenho em casa e o controle da tv, mesmo que seja uma pequena atitude eu sei que faz diferença“, diz Antônio de Paula.

Geralmente estes resíduos são repassados aos fabricantes ou importadoras. As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.

As substâncias que estão dentro das pilhas e baterias se acumulam na natureza por não serem biodegradáveis, ou seja, elas não se decompõem por isso o alerta do descarte que se não for feito corretamente tem o perigo dos resíduos serem amassados ou estourados deixando vazar o liquido toxico.

Algumas dicas podem ser usadas para aumentar a vida útil das pilhas e baterias como nunca guardar em lugares expostos ao calor, isso ajuda a evitar vazamentos e sempre que possível optar por pilhas e baterias recarregáveis, pois tem mais durabilidade e dá uma ajudinha na preservação do meio ambiente.

Osvaldo R. Izidoro Junior

Comentários

comments

By admin

2 thoughts on “<strong>Por que pilhas e baterias devem ser descartadas corretamente?</strong>”
  1. A lot of whatever you mention is supprisingly legitimate and that makes me wonder the reason why I had not looked at this in this light before. Your article really did turn the light on for me personally as far as this subject matter goes. Nonetheless there is actually one position I am not necessarily too cozy with and whilst I try to reconcile that with the central theme of the issue, permit me observe what the rest of your subscribers have to say.Very well done.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *